
A logística que envolve as vacinas é complexo e exigente. As doses, sejam de Poliomielite, HPV, Sarampo ou a aguardada dose contra a COVID-19, demandam cuidados em relação à manutenção da temperatura adequada em todo o processo até chegada a hora da inoculação na população. Em Jundiaí, a Prefeitura conta com espaços específicos para o armazenamento das doses de imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São dotados de equipamentos modernos, seguros e com capacidade para o armazenamento de mais de 140 mil doses de vacinas diversas. A estrutura é essencial para a campanha de imunização contra o Novo Coronavírus, que tem como data inicial estipulada pelo Governo do Estado de São Paulo, o dia 25 de janeiro, havendo aprovação por parte da Anvisa.
Câmaras frias
Localizados em pontos estratégicos da cidade, os mais de 15 equipamentos usados para a recepção e distribuição de vacinas e insulinas têm até 1,5 mil litros de capacidade cada. “ Mas pelo porte dos nossos estoques, temos espaço de armazenagem suficiente para mais de 140 mil doses de imunizantes, que podem ser contra COVID-19 ou demais doenças. A entrega pelo Estado, a partir de Campinas, no entanto, é feita gradativamente, não alcançando a totalidade da capacidade do município”, explica a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Raiza.
Um ponto essencial para o sucesso da imunização é a temperatura. Ela deve ser mantida para os imunizantes, inclusive a Coronavac – que está em processo para a liberação pela Anvisa – (até 8ºC). Sendo assim, as câmaras precisam de sistema autônomo de fornecimento de energia, com gerador e nobreak. Além de cada câmara contar com um suporte interno de tolerância para casos que queda de energia por longo período. “Esses são cuidados essenciais para evitar perdas de produtos, valiosos e essenciais à saúde da população. Além disso, durante todo o processo de transporte são feitas checagens que garantem a qualidade e segurança do produto”, detalha a diretora.
COVID-19
O Plano Municipal de Imunização contra COVID-19 foi oficiado ao Estado pela Prefeitura de Jundiaí, em consonância com o Plano Estadual de Imunização (PEI).
Neste primeira fase são estimadas 76 mil pessoas dos grupos prioritários (profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos) a serem imunizadas. Enquanto o que demandaria pouco mais de 150 mil doses de vacinas. A vacinação será feita em rede capilarizada em mais de 20 pontos estratégicos da cidade para facilidade de acesso à população.
LEIA TAMBÉM