Saúde

Avião parte para a Índia com a missão de buscar as vacinas

Afirmação foi do ministro da Saúde e ele espera receber no dia 16

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o avião parte nesta quarta-feira (13), rumo à Índia com a missão de buscar as duas milhões de doses da vacina contra a COVID-19. Elas estão no laboratório Serum, onde são produzidas. O imunizante foi desenvolvido pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.

O titular da pasta disse que espera que elas cheguem ao Brasil já no dia 16 de janeiro, um sábado. “É o tempo de viajar, apanhar e trazer, já está com documento de importação pronto […]. Então quando nós tivermos a posição da Anvisa, temos material para distribuir e temos capacidade para vacinar no país todo”, disse.

No último dia 2, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o pedido de importação de 2 milhões de doses, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Depois, no dia 8 o requerimento para o uso emergencial foi realizado e na terça-feira, o órgão sanitário informou que no próximo domingo vai definir a autorização para a imunização.

Pazuello afirmou ainda que vai levar de 3 a 4 dias para iniciar a distribuição do imunizante ao estados após a aprovação da agência. “A Anvisa vai se pronunciar no dia 17. Se se a Avisa se alongar, para o dia 21 ou 22, botem os números pra frente, mas é janeiro [que começa a vacinação]”, afirmou.

Estadia em Manaus

O ministro da Saúde se encontra em Manaus, capital do Amazonas, para acompanhar os trabalhos de combate ao coronavírus. A média de mortes cresceu 217% em uma semana. No total mais de 5,6 mil pessoas já morreram pela COVID-19. Além disso, o sistema de saúde já se encontra em colapso.

Urnas precisaram ser criadas para enterrar as vítimas do coronavírus.

O número de internações neste mês de janeiro é maior do que abril, quando a cidade e o estado tiveram o ápice da pandemia. O risco de colapso no sistema de saúde e funerário obrigou a prefeitura preparar novas áreas para enterrar as vítimas da doença em um dos cemitérios da capital e gavetas foram construídas para novos sepultamentos.

Leia também

Autorização para uso emergencial das vacinas pode sair no domingo

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios