
Desde o lançamento da “Jundiaí Pé de Infância” em dezembro do ano passado, diversos pontos da cidade e equipamentos públicos municipais já receberam as pinturas e intervenções da campanha. As novidades têm como objetivo mudar o olhar e as perspectivas dos cidadãos e do Poder Público para a Primeira Infância (desde a gestação até os seis anos de idade da criança). Assim, por meio do incentivo à brincadeira, da contação de histórias, do resgate às memórias e canções infantis. Além da importância de uma escuta atenta às demandas das crianças para a construção da cidade.
O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, que integra o grupo técnico de trabalhos na Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, explica que a adesão de Jundiaí à campanha surgiu com a assinatura do termo de compromisso de Jundiaí com a Rede Urban95. “Em reconhecimento ao que Jundiaí tem feito pela Infância, o Município foi convidado pela renomada Fundação holandesa Bernard van Leer a integrar, com apenas outros 13 brasileiros, a Rede Urban95. Com o convite veio também a adesão à Campanha Pé de Infância, proposta pela Allma Hub, organização parceira da fundação. O nome da campanha já uma brincadeira, um trocadilho que sugere o que uma boa infância pede para ser saudável. Assim, como brincar, cantar, contar histórias e aprender, e que os olhares atentos para as crianças cresçam e floresçam, como as plantas”.
Espaços que receberam intervenções
Entre os espaços que já contam com a identidade visual da campanha estão o Paço Municipal (interno e estacionamento), os complexos Fepasa e Argos, o Teatro Polytheama, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão (fachada e jardins), a Praça Família Jundiaí & Espaço PET da Ponte São João, muros de escolas (como a Emeb José Pedro Raymundo – vila Rio Branco), praças, pontos de ônibus e outros.

Edgleuma Feitosa da Silva é auxiliar de limpeza e moradora do Jardim Fepasa, por onde começaram as intervenções da campanha. Sempre que dá aproveita para levar o filho Lucas, de três anos, para brincar na praça da entrada do bairro. “Antes não havia nada neste terreno e agora a criançada aproveita muito o espaço para brincar. Além dos brinquedos, aproveito para cantar para o Lucas algumas das canções que me fazem lembrar da minha infância”. Também começaram pelo bairro os questionários sobre informações do perfil social das famílias.
O nome Rede Urban95 faz referência à importância da construção dos ambientes urbanos pensada para os 95 centímetros. É uma referência a altura máxima média que uma criança atinge aos três anos de idade. Novos espaços, como as principais avenidas da cidade e outros equipamentos municipais, continuarão recebendo intervenções da campanha.

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