
De acordo com informações passadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Jundiaí recebe, nesta primeira entrega de vacinas CoronaVac, 4,7 mil doses. O quantitativo será distribuído entre os hospitais e serviços de Saúde que atuam na linha de frente do atendimento à pandemia da COVID-19.
“Imediatamente após a chegada das doses, iniciaremos a imunização. Jundiaí está pronta. No entanto, para que o reflexo seja sentido na queda no número de casos novos, é necessário que tenhamos escala para a vacinação, priorizando os mais vulneráveis e aqueles que estão na linha de frente do enfrentamento”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, a imunização dos profissionais da Saúde será feita nos locais de trabalho. “Os profissionais que trabalham nos hospitais em alas Covid-19 e no atendimento direto aos pacientes acometidos pela COVID-19 serão os primeiros a receber a dose, juntamente com os que atendem nos Prontos Atendimentos (PAs) Exclusivos COVID-19 e Unidades Sentinelas. Na sequência serão os demais”, comenta o gestor, que lembra da imunização dos idosos em instituição de longa permanência (ILPIs), que serão vacinados no local de residência.

Distribuição das vacinas
Com a chegada das 4,7 mil doses, a distribuição atende a cerca de um terço do total de profissionais da Saúde. Já que os imunizantes serão distribuídas nos hospitais públicos e particulares, Prontos Atendimentos (PAs), UPA, Unidades Sentinelas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) que realizam teste RT-PCR com critérios de distribuição equânime pela quantidade de profissionais de cada equipamento e de quantidade de profissionais que atuam na área COVID-19 . O quantitativo necessário para atender a este público com a primeira dose seria de 15 mil vacinas.
No total, Jundiaí aguarda perto de 80 mil doses para suprir a imunização nesta primeira etapa. Sendo assim, vai contemplar também idosos acima de 60 anos, escalonados a partir de fevereiro ou conforme a chegada das vacinas.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Quadrilha especializada em roubo de condomínios é presa



