Saúde

Avião chega com 2 milhões de doses da vacina de Oxford

A carga vinda da Índia será levada até o Rio, onde fica a Fiocruz

Depois de uma semana de espera, dúvidas e polêmicas, o avião responsável por trazer 2 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca chegou ao Brasil. O desembarque foi no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo na tarde desta sexta-feira (22).

Os ministros Eduardo Pazuello (Saúde), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Fábio Faria (Comunicações), além do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, receberam o imunizante, que veio no avião da Fly Emirates.

A etapa agora é que a carga com os imunizantes passem pelos trâmites alfandegários, para seguir na aeronave da empresa Azul. Por fim será levada até ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A Polícia Federal realizará a escola até o depósito de Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para adquirir a vacina da Oxford/AstraZeneca, a entidade pagou R$ 54,9 milhões ao Instituto Serum, responsável pela produção do imunizante.

Previsão para fazer a vacinação

A Fiocruz espera começar a vacinar contra o coronavírus já na tarde de sábado, segundo informações do Ministério da Saúde. A distribuição será feita por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e em seguida será repassada aos estados, seguindo a proporção populacional de cada território.

Por enquanto o Brasil tem 6 milhões de unidades da CoronaVac, mas foram autorizadas o uso de mais 4,8 milhões de doses. Somando as duas vacinas, elas serão capazes de imunizar 6 milhões de pessoas, já que duas doses devem ser aplicadas.

Leia também

Vacinas da Índia chegam nesta sexta-feira ao Brasil

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios