Saúde

Primeiras doses da vacina de Oxford são aplicadas

Após análise da Fiocruz os imunizantes foram liberados

Finalmente as primeiras doses da vacina de Oxford/AstraZeneca foram aplicadas no Brasil. Após análise e autorização da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou neste sábado (23) a vacinação do imunizante, no Rio de Janeiro. Os primeiros a serem vacinados foram os infectologistas Estevão Portela e Margareth Dalcomo.

A cerimônia ocorreu de forma simbólica, horas depois do desembarque de 2 milhões de doses. O carregamento foi produzido no Instituto Serum, na Índia, e passou por um procedimento de análise de segurança na Fiocruz antes de ser liberado ao Ministério da Saúde, que vai distribuí-lo aos estados. Ela deve acontecer até domingo (24), mas já está determinado que o estado do Amazonas será a prioridade, devido à crise de saúde pública que vive.

Logo após ser vacinada, Dalcomo disse que o país poderá celebrar verdadeiramente, quando tiver uma cobertura vacinal significativa.

“Pensei que vai chegar um dia que realmente poderemos comemorar. Hoje é um dia simbólico. Nós vamos comemorar de verdade quando tivermos 70% da população vacinada”.

A especialista aproveitou o momento para homenagear os profissionais da Saúde que “passam por momentos dificílimos” na linha de frente.

Ela repetiu que todas as vacinas aprovadas são seguras e estimulou a população a confiar na ciência. “Qualquer movimento que desestimule a população ou as pessoas a não tomarem a vacina, que é a única solução capaz de interromper a cadeia de transmissão e controlar uma pandemia desta magnitude, está fazendo um desserviço, uma desumanidade. Algo injustificável. Considero os movimento anti vacina marginais e sem nenhuma possibilidade de defesa”, criticou.

Leia também

Mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac são aprovadas pela Anvisa

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios