Idosos não poderão mais ter gratuidade nos trens da CPTM
Apesar do anúncio ter ocorrido no começo da semana, muita gente foi pega de surpresa
Nessa semana começou a valer a regra em que os idosos que têm entre 60 e 64 anos não poderão mais ter gratuidade de usar os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com isso os passageiros que moram em Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista foram afetados com a perda desse benefício.
Apesar desse comunicado ter ocorrido há algumas semanas, muitas pessoas que pegam o transporte se dizem surpresas com a decisão. Na estação ferroviária de Jundiaí, um cartaz anunciou a mudança. O texto diz que, “acompanhando o Estatuto do Idoso, a partir do dia 1º de fevereiro, o acesso gratuito nas passagens intermunicipais, Metrô e CPTM, serão disponibilizada apenas para idosos acima de 65 anos”.
Além disso, os cartões que garantiam a gratuidade das passagens de trem já foram cancelados. Agora, os idosos da faixa etária com passagem gratuita suspensa devem comprar a passagem.
Em nota, tanto a CPTM, como a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informaram que a suspensão do direito de gratuidade foi uma revisão gradual das políticas do Estado em relação aos idosos. Entre elas, estão as mudanças da aposentadoria no serviço público e a reforma previdenciária. Só que em Jundiaí, os ônibus são da SITU, portanto, a medida não foi suspensa nas linhas do transporte público na cidade.
Leia também
Empresas de ônibus são cobradas pela Prefeitura de Várzea Paulista