Para evitar as ações criminosas envolvendo furtos e roubos em Jundiaí, começou nesta quinta-feira (25) a “Operação Cavalo de Aço“. As Forças Policiais da cidade, como o 11º e o 49º Batalhões de Polícia Militar, o 4º Batalhão de Polícia Rodoviária, além de equipes do Canil e Apoio Tático da Guarda Municipal de Jundiaí estão participando.
Os 40 agentes e oficiais se concentraram na Praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, onde receberam as instruções. Além disso fizeram o mapeamento por onde as áreas de bloqueio serão feitas. A gestora da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), a coronel Carla Basson, destaca que a ação foi realizada entre todas as forças policiais.
“As ações foram definidas para locais e dias críticos, com base em levantamentos e encontros dos comandantes dos batalhões, de nós da UGSM e do prefeito Luiz Fernando Machado. Trata-se de ações preventivas, esperadas pela sociedade, com todos os esforços voltados para um só objetivo, que é a proteção da população”, explica.
Os bloqueios se concentraram em pontos de grande movimentação em bairros distintos do Município, com a verificação de documentação e habilitação. Só que nenhum veículo foi recolhido. Mas em um dos bloqueios, na Avenida Jundiaí, foi localizada pelo cão Pantera, do Canil da GMJ uma arma de fogo calibre 380 na mochila de um motociclista. O averiguado apresentou registro de porte, que comprovou ser atirador esportivo, mas foi liberado.
Leia também