Jundiaí tem protesto de motoristas de aplicativo
Eles cobram maior repasse das tarifas

Os motoristas de aplicativo de Jundiaí e região fizeram um protesto nesta quarta-feira (17) e participaram de uma mobilização nacional em protesto contra as operadoras responsáveis pelo serviço. Eles cobram um repasse maior das tarifas, já que eles ficam com uma parcela menor.
Segundo o presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo de Jundiaí e Região (Amajur), Djan Schettino, todos os aplicativos ficam com a maior parte do dinheiro ganho das viagens. Só que os motoristas é que arcam com os gastos e prejuízos que sofrem. Além disso, também são alvos frequentes de roubos, furtos e até agressões.
“Os motoristas da região de Jundiaí, assim como em todo o país, vêm sofrendo nos últimos meses com a alta desenfreada nos preços de itens que compõem a manutenção da atividade, principalmente dos combustíveis, tornando inviável continuar o trabalho com um mínimo de lucratividade operando com as tarifas oferecidas pelas operadoras, sem reajustes favoráveis aos motoristas há mais de quatro anos”, descreve o manifesto da Amajur.
Além disso, Djan reforça que o objetivo da paralisação não é pedir o aumento do valor das corridas para os clientes, e sim ter mais lucro a partir do valor que já é pago. “Aumento de tarifa representa aumento para o cidadão pagar. Não é isso o que nós queremos. Nós estamos reivindicando um aumento nos repasses, contra as operadoras.”
Cerca de 300 motoristas se reuniram e participaram da manifestação em Jundiaí. Mas o ato foi pacífico e todos os participantes respeitaram as restrições sanitárias, ao lado do terminal Hortolândia, durante o dia.
Solidariedade na manifestação

Mas não foi só de cobrança que a manifestação dos motoristas de aplicativo fez. Eles também arrecadaram alimentos não perecíveis e itens de limpeza e higiene pessoal. Todo o conteúdo arrecadado será doado à instituições e entidades de assistência da região de Jundiaí.
Djan conta que ainda não foi possível contabilizar, mas que a ação gerou uma grande quantidade de doações. “Encheu o porta-malas do carro, até a tampa. Tem muita comida”. Após a contagem, a Amajur fará a divulgação do resultado final das doações através da página da associação no Facebook.
Leia também