Saúde

Brasil está com 1,5 milhão de pessoas que não tomaram a segunda dose

Ministro da Saúde confirmou a informação e deve publicar uma medida provisória

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga confirmou nesta terça-feira (13) que 1,5 milhão de brasileiros ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Por enquanto os imunizantes aplicados são da CoronaVac e a de Oxford/AstraZeneca.

Queiroga afirmou que o ministério vai emitir uma lista por estado com as pessoas que estão com a segunda dose atrasada. Disse também que esse trabalho de completar o “esquema vacinal” será feito em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A orientação do ministério é que todos que estejam com a segunda dose atrasada vão a um posto de vacinação para completar a imunização. Especialistas explicam que tomar a segunda aumenta não só a proteção individual contra o coronavírus. Quantos mais pessoas estiverem imunizadas, maior é a barreira criada na comunidade inteira, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

Por enquanto o Brasil já vacinou 23.847.792 pessoas na primeira dose, o que significa 11,26% da população brasileira. Já a segunda dose foi aplicada em 7.391.544 pessoas (3,49% da população do país).

Ações contra a Covid-19

O ministro também disse que o governo deve publicar uma medida provisória para criar uma secretaria específica para ações contra a Covid-19. Ele afirmou ainda que a responsável pelo órgão deve ser Franciele Francinato, coordenadora do Programa Nacional de Imunização e técnica do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o ministro, o governo avalia a publicação de um protocolo com orientações para uso do transporte público em todo o país. O objetivo é evitar aglomerações e, consequentemente, o contágio dentro dos veículos.

Queiroga voltou a ressaltar a importância do uso de máscaras, como tem feito desde que assumiu o cargo. Nesse ponto, o posicionamento do ministro se difere da postura do presidente Jair Bolsonaro, que costuma comparecer em público sem máscara e não faz discurso em favor do uso do equipamento.

Leia também

Butantan finaliza vacinação em massa e Serrana tem zero casos de intubação

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios