Jundiaí

Operação Estiagem de Jundiaí define planos e cursos

Uma formação de brigada será montada visando combater as queimadas

A Prefeitura de Jundiaí, junto com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG), integrantes da Força Tarefa, fizeram uma reunião. Nela foram traçados os planos da Operação Estiagem.

Na reunião ocorreram definições do cronograma da formação e a capacitação de brigadistas dos órgãos municipais e dos demais integrantes interessados da Força Tarefa Municipal. De acordo com a Administração, o curso será ministrado pelo Corpo de Bombeiros (19º GB) com apoio da Guarda Municipal e Defesa Civil, e contará com atividades teóricas e práticas. As ações irão ser desenvolvidas na Fazenda Ermida.

Além disso, durante a reunião também foram definidas as ações preventivas a incêndios em vegetação, envolvendo a vistoria em propriedades rurais e urbanas com maiores ocorrências de incêndio. O objetivo é instruir eventuais adequações necessárias a serem transmitidas ao proprietário do imóvel. Complementarmente foram encaminhados à equipe de marketing da FAACG materiais informativos relacionados à Operação Estiagem para elaboração de informativo exclusivo da Operação Estiagem municipal.

Resultado da reunião

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Coronel João Osório Gimenez, a reunião foi produtiva. “Definimos ações específicas para as próximas semanas, inclusive a visitação às propriedades que contam com registros recorrentes de queimadas/incêndios nos últimos anos. Esses proprietários serão orientados com medidas de prevenção que deverão ser cumpridas pelos responsáveis”, comenta.

Já o curso de formação de brigadista tem como data prevista de início 08 de junho, com duração de 3 horas. Os interessados serão indicados pelas organizações, órgãos e instituições participantes da Operação Estiagem, definida em Plano Municipal de Contingência de Estiagem, a Defesa Civil.

Plano de Contingência

O Plano municipal foi instituído pelo decreto municipal nº 29.635/2021 e estipula as diretrizes e procedimentos das autoridades envolvidas para minimizar e combater os efeitos das queimadas e da baixa URA. Além disso, diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, também compõem a Força Tarefa sob a coordenação da Defesa Civil para apoio ao Corpo de Bombeiros e à Divisão Florestal da Guarda Municipal.

Também estarão presentes a DAE, a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, a Mata Ciliar, o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro e a Rede Integrada de Emergência (RINEM), de que fazem parte as brigadas de emergência de empresas da cidade.

Participaram da reunião, representando a Defesa Civil, o coordenador Coronel João Osório Gimenez e equipe; a Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), representada pelo diretor de Meio Ambiente Wagner de Paiva; a Guarda Municipal/Divisão Florestal, representada pelo inspetor Luiz Carlos de Lacerda Petrachim; o Corpo de Bombeiros pelo Tenente Flávio Medrado e pela FAACG participaram Juliana Rossi e Luciana Oliveira, Alex Pereira Pinto e Sinésio da Silva.

LEIA TAMBÉM

Cinco focos de incêndio são combatidos em Campo Limpo

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios