Adolescente de abrigo tem sonho realizado na Guarda de Jundiaí
Ela conheceu a corporação e recebeu muito carinho dos agentes
![Adolescente de abrigo tem sonho realizado na Guarda de Jundiaí](/wp-content/uploads/2021/06/casa_transitoria_ugads_guarda_municipal-102-780x470.jpg?v=1622733961)
Uma adolescente de 12 anos, atendida na Casa Transitória de Jundiaí, teve o sonho realizado de poder conhecer a Guarda Municipal. Ela foi recebida pelos agentes e viu como cada setor da corporação atua para garantir a zeladoria e a segurança da cidade.
A jovem está na Casa Transitória, que é um serviço de acolhimento para crianças e adolescentes viabilizado por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social. Ao chegar na sede da Guarda Municipal, ela, junto com uma amiga puderam conhecer, o funcionamento e as estruturas da corporação, como o Centro de Controle Operacional e o Canil Municipal, e interagiu com os agentes e os premiados cães das raças Pastor-belga Malinois, Labrador e Bloodhound.
Na corporação, o grupo foi recebido pela gestora da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), coronel Carla Basson, que compartilhou sua trajetória em um bate-papo agradável com a jovem. “Esta é uma carreira que exige muito estudo e muita dedicação. E a sociedade em geral ainda não está preparada para que mulheres ocupem esta função”, conta.
“Mas tudo isso compensa quando você consegue ajudar uma pessoa, acalmar seu coração, devolver a ela a paz e tranquilidade. Ou até mesmo ter de auxiliar a realização de um parto no meio da rua, como pode acontecer. A gente pode ser o que a gente quiser se for para o bem e para uma realização de excelência, como é poder recebê-las aqui na Guarda nesta visita”, finaliza.
Como houve a visita?
A gestora da UGADS, Maria Brant, explica que o pedido da visita foi feito durante uma reunião. Na ocasião, a OSC relatou o sonho da jovem, e ainda durante a reunião já pôde ser agendado. “Visitas como esta precisam acontecer para ampliar o repertório dos jovens acolhidos. É maravilhoso poder realizar um sonho e contribuir tanto para a construção de boas referências em suas vidas”.
O serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes é oferecido pela Prefeitura por meio de 55 vagas compradas em duas Organizações da Sociedade Civil (OSC). São elas: a Casa Transitória e a Casa de Nazaré. Além disso, o Jundiaí dispõe ainda do serviço de Família Acolhedora, como alternativa ao modelo institucional, em que o acolhimento provisório é realizado por famílias inscritas e capacitadas.
A adolescente encerrou a visita com um incentivo a mais para realizar seu sonho. “Desde os meus seis anos sonho em fazer parte da Guarda Municipal de Jundiaí e até hoje não me imagino fazendo outra coisa de adulta. Andar de viatura, fazer operações e enquadramentos, são todas coisas que me vejo fazendo. E esta visita serviu para me animar e mostrar que, apesar dos desafios, é algo que vai valer a pena”, comemorou.
LEIA TAMBÉM