Tecnologia para atender gestantes é aplicada em UBS de Jundiaí
Cerca de 20 gestantes são atendidas por mês

A saúde requer investimento constante e com a presença da tecnologia fica mais fácil nas realizações de atendimentos, exames e cirurgias. Em Jundiaí, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Anhangabaú implantou o atendimento online exclusivo para gestantes. Trata-se de um teleatendimento.
“A pandemia acelerou projetos de intensificação do uso da tecnologia nos serviços públicos de Jundiaí. A Saúde é uma das áreas com o investimento específico, com o uso da telemedicina para agilizar exames e consultas, além do prontuário eletrônico para os pacientes. Jundiaí é uma das 10 cidades mais inteligentes e conectadas do país, segundo a revista Exame”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).
Segundo Patrícia Motta, gerente da UBS Anhangabaú, mensalmente são atendidas em média, 20 gestantes por equipe multidisciplinar. Estão neste grupo, médicos ginecologistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, mas também outros profissionais.
“Os encontros dos grupos eram realizados de forma presencial. Com a chegada da pandemia, em março de 2020, o modelo foi adequado para o sistema virtual”, explica. Os exames e os demais atendimentos do protocolo de pré-natal permanecem sendo realizados normalmente.
De acordo com a gerente, os atendimentos grupais, que ocorriam desde antes da pandemia com boa aderência das pacientes, estão suspensos desde março de 2020. Somente atendimentos individuais são realizados.
Investimento em tecnologia
Jundiaí tem investido em inovação e tecnologia para todas as áreas da cidade, entre elas a Saúde, que, a partir deste ano, ampliará os complementos em teleatendimento e telediagnóstico para a Atenção Básica, prontuário eletrônico, todos com foco na ampliação da resolutividade dos serviços e para facilitar o acesso da população.
Em 2019, Jundiaí foi destaque nacional em inovação com o modelo de atendimento implementado na Clínica da Família Novo Horizonte no Smart City Brazil Congress & Expo. A cidade conta ainda com projetos para a implementação de reconhecimento facial nas escolas, mais pontos de wi-fi nos parques e praças, além de mais de 200 câmeras de vigilância e semáforos inteligentes.
LEIA TAMBÉM
Mãe de Fernandinha diz que filha tem recaída: “Corpo começando a fraquejar”



