VÍDEO – Lázaro Barbosa é morto depois de 20 dias de buscas
Serial killer tinha uma extensa ficha criminal e foi detido em Águas Lindas de Goiás
Após 20 dias de buscas, foi detido e morto, Lázaro Barbosa. Nesta segunda-feira (28), a força-tarefa com mais de 270 conseguiram encontrá-lo na cidade de Águas Lindas de Goiás, em Goiás. Ele é acusado de matar uma família na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal. Só que após ser detido, Lázaro morreu.
Lázaro era condenado por crimes de assassinatos e de estupros ocorridos na Bahia. Ele era foragido da Justiça e depois foi acusado de matar quatro pessoas de uma família, em Ceilândia. Além disso, Lázaro foi o responsável de matar um caseiro de uma fazendo na cidade de Girassol, em Goiás. Ao todo, Lázaro era investigado por mais de 30 crimes cometidos, sendo que a maioria das ocorrências eram de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
Equipes das polícias Civil, Militar de Goiás e do Distrito Federal, Federal, Rodoviária Feral e da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DF) e Corpo de Bombeiros Militar participaram da operação para prender o serial killer.
As buscas
A caça por Lázaro Barbosa começou no último dia 9 de junho, quando um casal e dois filhos foram assassinados no DF, o suspeito era procurado. Dois dias após este crime, segundo a polícia, Lázaro roubou um carro e fugiu para Cocalzinho de Goiás. Desde então, empreendeu uma fuga cinematográfica pelas matas da região.
Enquanto fugiu por esses dias, Lázaro invadiu ao menos 11 fazendas, baleou moradores, dois policiais militares e um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB).
Além disso, Lázaro fez uma família refém – o casal e uma adolescente de 16 anos. Durante o sequestro, as vítimas contaram que o criminoso exigiu que eles andassem em córrego para não deixar rastros. Imagens registraram quando a polícia encontrou os três.
Drones, helicópteros, rádios comunicadores e até um caminhão que tem plataforma de observação elevada de vídeo monitoramento ajudavam na procura. As autoridades policiais informaram que ele tinha facilidade de se esconder por ser mateiro, caçador e conhecer bem a região.
Cães farejadores também atuaram na caçada ao Lázaro, entre eles, cadela Cristal, que ajudou nas buscas em Brumadinho (MG). Um vídeo divulgado pela Polícia Militar mostra o momento em que um pastor alemão do Comando de Policiamento de Cães (CP Cães) é carregado nas costas por um militar após se ferir durante as buscas.
Durante as buscas, os policiais ainda encontraram um carro queimado e alguns objetos, como um lençol usado e um serrote. Todos os itens passam por perícia para verificar se eles tem relação com Lázaro Barbosa.
Durantes os dias de fuga cinematográfica, ele invadiu fazendas, baleou quatro moradores, um policial e fez uma família refém. O secretário de segurança pública, Rodney Miranda, informou que ele seguia um ritual ao atacar as vítimas.
Fim das buscas
A força-tarefa dos policiais chegou ao fim nesta segunda-feira na cidade de Águas Lindas de Goiás. Lázaro foi encontrado e houve um confronto com troca de tiros. Ele foi atingido e assim foi detido. Inicialmente ele foi socorrido e seria levado para um hospital. No entanto ele não resistiu aos ferimentos e morreu.
Lázaro tinha 32 anos e foi responsável por uma série de crimes. Tudo começou em 2007, quando na cidade de Barra dos Mendes, na Bahia, foi acusado de duplo homicídio. À época, segundo a Polícia Civil baiana, Lázaro ficou nove dias escondido numa mata. Contudo decidiu se entregar porque estava ferido. No entanto, ele fugiu dez dias depois.
Em 2011, Lázaro foi preso e condenado por roubo e estupro no DF. O crime foi cometido em 2009 por ele e um irmão, que morreu dois anos depois. Lázaro ficou na Penitenciária da Papuda (CPP), em Brasília. Ele chegou a fazer cursos de “empatia, sexualidade e para se colocar no lugar das vítimas”.
Condenado por roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo no DF, ele saiu em 2016 no indulto de Páscoa. Só que não voltou mais. Lázaro chegou a ser detido novamente em 2018, em Águas Lindas de Goiás. Mas fugiu do presídio por um buraco no teto da cela, com mais quatro detentos. Ele foi o único do grupo a não ser recapturado.
Veja os vídeos:
LEIA TAMBÉM
GloboNews repete erro do SBT – Qual é o nome do fugitivo ? Lázaro… o que ?