CabreúvaCampo Limpo PaulistaJundiaíSaúde

Prefeituras da Região de Jundiaí negam ter aplicado vacinas com doses vencidas

Cabreúva, Campo Limpo e Jundiaí garantiram ter imunizado as pessoas dentro do prazo

Após a informação de que 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca terem sido aplicadas no Brasil, as prefeituras da Região de Jundiaí se manifestaram e contestaram os dados do DataSUS. As prefeituras de Cabreúva, Campo Limpo Paulista e de Jundiaí prestaram esclarecimentos garantindo que todas as doses aplicadas estavam dentro da validade.

Em Cabreúva, a Prefeitura explicou que a Vigilância em Saúde verificou todos os lotes e concluiu que nenhuma dose foi aplicada fora da validade no município. Além disso, a administração reforça que houve foi um erro de digitação no lançamento da vacina. O problema já está sendo corrigido.

Os lotes em que houve erro de digitação foram: 4120Z001, aplicação de uma dose em 29 de março; lote CTMVA501, aplicação de duas doses no dia 30 de abril. Caso você tenha tomado à vacina e tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato com a Secretaria de Saúde.

Campo Limpo Paulista

A Prefeitura também respondeu sobre o caso e disse que conta com uma equipe responsável por um controle rigoroso e todos os lotes e as datas de validade são conferidos diariamente. Segundo a administração “não existe a possibilidade de aplicação de três doses num mesmo frasco, levando em conta que cada um tem entre 5 e 10 doses. As 3 supostas doses do lote 4120Z001 da AstraZeneca passaram por validação da coordenação da Vigilância em Saúde”.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Campo Limpo Paulista, já está ocorrendo uma apuração. Mas acredita na possibilidade de inconsistência de digitação das doses entre o VaciVida e o sistema federal.

Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí informou, por meio de nota, que a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde,  que as doses mencionadas no DataSUS não foram aplicadas após prazo de validade. A discrepância nas informações se dá por erro de lançamento do lote no sistema.

De acordo com a administração, as doses, aplicadas em sua maioria no sistema drive-thru (15), com o lote 4120Z001. Elas teriam sido aplicadas na UBS Jardim do Lago em função da equipe que atuou no local. Além disso, duas ocorrências foram registradas na UBS Anhangabaú.

Mas em ambos os casos elas passaram por validação da coordenação da Vigilância Epidemiológica e coordenação de Vacinas, sendo aplicadas dentro do prazo estipulado pelo fabricante. O mesmo ocorre com o lote 4120Z005 Astrazeneca, registrado no Hospital São Vicente (vencimento 14 de abril) e os lotes CTMAV506 e CTMAV505 (vencimento 31 de maio).

A Prefeitura de Jundiaí ressalta que o usuário deve conferir, no cartão de vacinação, o registro do lote com a data de aplicação. Ela deve ser inferior às datas de vencimento estabelecidas em cada grupo.

LEIA TAMBÉM

Brasileiros recebem vacina vencida contra a Covid-19

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios