Jundiaí

Jundiaí é a melhor em qualidade de vida em todo o Estado

Ranking coloca a cidade na liderança no quesito de vida com menor custo

Jundiaí foi escolhida como a que tem a melhor qualidade de vida com menor custo de impostos. Isso significa que a cidade é a quem mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos pagos. O estudo é inédito e integra a 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), a partir de pesquisa realizada pela consultoria Assertif, que é especializada na mineração de créditos tributários.

Este ranking confere às cidades paulistas notas de 0 a 100. Depois de Jundiaí em primeiro lugar, com 71, cidades como Piracicaba (70,4), São José dos Campos (69,3) e Taubaté (68,1) também aparecem na lista. “Desde 2017, perseguimos o objetivo de oferecer à população serviços públicos de excelência, e a conquista do primeiro lugar nesse ranking comprova que estamos no caminho certo”, afirma o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

“Devolver o que arrecadamos em forma de serviços e obras de qualidade é fundamental para o desenvolvimento de Jundiaí, que, a cada dia, tem caminhado para se tornar uma Cidade Inteligente. Ou seja, uma cidade conectada e que alia o serviço público à tecnologia, trazendo resolutividade aos principais problemas da cidade e para o cidadão.”

Detalhes do estudo

Denominado Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), o estudo utiliza como fonte de regresso dos impostos o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM). É calculado pela Macroplan para as 100 maiores cidades brasileiras.

Já como custos, leva-se em consideração a receita de arrecadação do município (incluindo repasses) em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) municipal, calculados pelo Ipeadata e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, explica que “a administração municipal é pautada por rigorosos critérios de governança, que confere mais eficiência às políticas públicas, especialmente aquelas que são as mais relevantes para o desenvolvimento, como saúde e educação. Além disso, a transparência é uma das principais ferramentas que utilizamos para mostrar para o cidadão onde os impostos pagos por ele são aplicados e quais são os resultados alcançados”.

“Temos um plano de desenvolvimento bem definido para a cidade, com metas que são monitoradas de forma permanente. Aqui, o contribuinte pode acompanhar o desempenho das políticas públicas no Observatório (https://observatorio.jundiai.sp.gov.br/). Além disso, a pessoa pode ver como os tributos arrecadados são destinados para cada área do governo no Guia de Finanças (https://transparencia.jundiai.sp.gov.br/financeiro/guia-de-financas-do-municipio/).”

“Nada mais importante do que o cidadão saber se os tributos que recolhe são bem aplicados. Ainda mais nos municípios, pois é o ente federativo onde a pessoa realmente sente a presença dos serviços públicos”, declara José Guilherme Sabino, sócio-fundador da Assertif.

“Nesse caso, os habitantes de Jundiaí podem ficar satisfeitos em saber que seus impostos, taxas e contribuições estão sendo revertidos em boa qualidade de vida. Investir em qualidade de vida nas cidades gera a criação de um círculo virtuoso.”

Em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan. A cidade subiu três posições em comparação com o ano anterior. O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.

LEIA TAMBÉM

Mutirão gratuito de psoríase será realizado em Jundiaí

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios