Saúde

Governo de São Paulo diz que campanha da vacina contra a Covid-19 será anual

Ela vai iniciar a partir de janeiro de 2022

Nesta segunda-feira (19), o Governo de São Paulo anunciou que a vacinação contra o coronavírus será anual e vai começar a partir do dia 17 de janeiro de 2022. O formato da imunização será o mesmo como é aplicado contra a gripe.

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn deu mais detalhes sobre a campanha de imunização, após a entrega de mais 1 milhão de doses da CoronaVac do Instituto Butantan para o Governo Federal. Ele foi questionado sobre uma possível aplicação de uma terceira dose. Contudo ele alegou que nenhum estudo reforça esta necessidade. Mas garantiu que haverão doses para todas as pessoas ao longo dos próximos anos.

“O estado de São Paulo, seguramente, vai iniciar essa campanha, uma nova fase de vacinação para Covid, a partir do dia 17 de janeiro do próximo ano”, afirmou Jean Gorinchteyn. Ainda segundo o secretário, ainda não se sabe se o calendário do estado serão mesmo do Ministério da Saúde. Mas deve ser articulado com o governo federal para que aconteça no país inteiro.

“Nós entendemos que essa articulação junto com o próprio Ministério da Saúde, junto com o próprio Conass, que é exatamente esse conselho de secretários da saúde dos estados, também terão esse entendimento para que possamos expandir essa nova fase de vacinação não apenas para São Paulo, mas para todo o país”, declarou.

Resposta do Conass

Em nota, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) disse que “é importante que haja uma coordenação nacional do Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e que esta seja baseada em consensos obtidos juntamente à comunidade científica”.

De acordo com o conselho, o esforço agora é garantir as doses necessárias para completar a vacinação da população acima de 18 anos com a primeira e segunda doses com a maior brevidade possível.

LEIA TAMBÉM

Jundiaí tem somente 1 caso de morte da Covid-19 neste sábado

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios