• EducaçãoJundiaí

    Escola de Jundiaí aposta em aula ao ar livre para ensinar os alunos

    Medida visa estimular o aprendizado e a criatividade

  • As aulas presenciais estão com limite de ocupação devido aos cuidados com o coronavírus em Jundiaí. Mas para dar um pouco mais de liberdade e criatividade, uma escola da cidade resolveu inovar e apostou em dar a sala de aula ao ar livre e com amplo espaço para desenhos e painel sonoro.

    Para isso, uma grande lousa e um painel de azulejos brancos prontos para ganharem cores, curvas e desenhos foi instalada. Além disso, painéis sonoros para incentivar a musicalidade dos pequenos alunos foram implantados. Assim é a sala ao ar livre, montada na área externa da EMEB Dr. Ramiro Araújo Filho, no Vianelo.

    Com canetinhas e gizes nas mãos, os pequenos estudantes aprovam a iniciativa e aprendem enquanto se divertem nas aulas ao ar livre. “Eu gosto muito das aulas aqui fora, porque eu posso desenhar, cantar e dançar”, contou Isabela dos Reis, 4 anos.

    Justificativa da ideia

    O espaço foi criado a partir da escuta realizada com os alunos, que pediram tanto atividades ao ar livre, como mais música. “Fizemos uma pesquisa com as crianças para saber o que eles esperavam da escola e, em sua totalidade, eles indicaram as aulas com e na natureza, brinquedos de água, casinha da árvore, bem como mais presença de música e arte. Esse foi o primeiro espaço, mas já temos projeto para ampliar e explorar cada vez mais a área ao ar livre”, comentou a diretora Ana Paula do Santos.

    Ouvir as crianças, aplicar as sugestões pertinentes e possíveis, desenvolver as atividades ao ar livre e em contato com a natureza são diretrizes da Escola Inovadora, programa da Prefeitura de Jundiaí que prima pela educação de boa qualidade.

    “Incentivamos que cada escola crie seus espaços para o desenvolvimento das atividades de desemparedamento dentro da sua realidade. Oferecemos capacitações e formações para os educadores, além de todo o suporte necessários. A EMEB Ramiro é mais um exemplo de iniciativa de sucesso que utilizou a abordagem de Reggio Emilia, na Itália, com a pedagogia da escuta, que trouxe o desejo das crianças das aulas ao ar livre”, declarou a gestora de Educação Vastí Ferrari Marques.

    LEIA TAMBÉM

    Ensino médio terá uma aula a mais por dia em 2022

    Etiquetas
    Mostrar mais

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta

    Botão Voltar ao topo
    error: Site protegido !
    Fechar
    Fale conosco