JundiaíObras

Obras de Parque Linear do rio Jundiaí-Mirim começam segunda-feira

As obras implantarão ciclovia, pista de caminhada, playground, academia ao ar livre e proteção à mata ciliar.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o primeiro Parque Linear do rio Jundiaí-Mirim deverá ser concluído em cerca de 120 dias. As obras, que iniciarão nesta segunda-feira (2), implantarão ciclovia, pista de caminhada, playground, academia ao ar livre e proteção à mata ciliar.

A iniciativa faz parte de projeto de integração entre as pistas de caminhada e ciclovias no entorno das represas de Acumulação e Captação de Jundiaí. E a interligação entre o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças, com foco em preservação agregada à área de lazer para a população. O projeto faz parte de uma nova parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o DAE.

“Jundiaí é uma cidade reconhecida pela qualidade de vida oferecida à sua população, sendo a segunda no Brasil com melhores indicadores neste quesito. Investir em espaços que proporcionem convivência com a natureza e prática de atividades físicas e lazer, é promover a saúde e o bem-estar aos munícipes”. Comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Detalhes da obra

Os parques lineares são construídos paralelamente a cursos d’água, como rios e córregos, acompanhando seus trajetos. No primeiro trecho, de 750 metros de comprimento, serão instaladas ciclovia de 680 metros, 1,3 mil metros de comprimento de pista de caminhada. Além de playground, academia ao ar livre, decks e ponte.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, a obra terá investimento de aproximadamente R$ 800 mil. “A construção é integrada ao meio ambiente. Aproveitaremos as árvores já existentes para o sombreamento e criação dos espaços de circulação e de lazer com os equipamentos para a brincadeira das crianças e suas famílias”, detalha.

A segunda fase de implantação do Parque Linear será coordenada pela DAE, com ciclovias do Mundo das Crianças e Parque da Cidade, que também estão conectadas ao Jardim Botânico. Segundo o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, estes espaços já são considerados parques lineares e, com esta iniciativa, a área preservada será ampliada.

“É mais uma ação que vai contribuir para garantir mais segurança e preservação dos recursos hídricos, em especial no entorno do rio Jundiaí Mirim, principal manancial de abastecimento da cidade. O Parque da Cidade e o Mundo das Crianças têm este papel também, que será reforçado graças ao Parque Linear”, aponta Costa e Silva.

LEIA TAMBÉM

SESC Jundiaí: Acompanhe a nova exposição de casa!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios