Moradores apontam problemas a serem solucionados no transporte de Campo Limpo
Serviço é alvo de muitas críticas dos usuários

Não é de hoje que os usuários do transporte público de Campo Limpo Paulista reclamam do serviço. Além da pouca oferta, a demora da chegada e do trajeto também tem causado muita insatisfação. Por isso, a prefeitura iniciou uma pesquisa de satisfação, onde a população é ouvida e pode dar a sugestão para obter melhorias.
Entre as sugestões já dadas e que começaram a ser implantadas foram as ampliações em oito linhas dos bairros Pau Arcado, Parque Internacional, Campo Verde, Moinho, Jardim Brasília, São José, Santa Lúcia e Santa Maria.
Outras mudanças também foram observadas no sistema. Entre elas, de infraestrutura de pontos de ônibus, terminal Botujuru e do terminal Central. Nela foi incluída a iluminação e reformas de telhados.
Ações como a troca dos bebedouros, colocação de álcool em gel no terminal, papel higiênico e saboneteiras nos sanitários, melhoraram as condições de espera dentro do terminal. “Nossa primeira conversa com a empresa foi no mês de janeiro, logo quando assumimos, informando que teríamos fiscalização para cumprimento do contrato”, diz a diretora de Trânsito e Transporte Margarete Machado.
As broncas
O transporte público municipal é hoje motivo de insatisfação por grande parte dos munícipes de Campo Limpo Paulista. Logo no início do ano, ficou claro que o sistema não tinha fiscalização da administração anterior e quase metade das linhas foram retiradas, por conta da pandemia.
Ainda em janeiro deste ano, o prefeito Dr. Luiz Braz reuniu representantes da empresa Rápido Luxo Campinas, pedindo providências imediatas quanto à lotação, além de outras demandas, como avisar à instituição sobre toda e qualquer mudança.
Paralelo a isso, a Diretoria de Trânsito e Transporte já designou fiscais in loco para que acompanhassem o andamento dos serviços prestados. Outra ação importante foi feita no dia 22 de janeiro, quando uma pesquisa de satisfação com o objetivo de entender quais as demandas da população foi ao ar. Era possível responder online ou pessoalmente, direto no Terminal.
Avaliação
Para a diretora Margarete Machado, a principal mudança é mesmo a fiscalização do sistema. Os apontamentos dos usuários nas pesquisas serviram de base para entender que a satisfação era a pior possível. Mas a partir delas e com o trabalho da Prefeitura, várias ações estão saindo do papel. Uma delas é a implantação de aplicativo para circulação e controle de horários, relógio no terminal para manter a pontualidade e um sistema temporal.
Ela diz que desde o início deste ano, não houve redução de nenhum horário nas linhas urbanas e em um período atípico, por conta da pandemia, buscou-se regularizar o transporte coletivo nos pontos de maior frequência de passageiros. Estão sendo feitos estudos. Mas para solucionar bairros com menor número de passageiros, que apresentam hoje lacunas muito grandes de horários. “São passos importantes para que nosso sistema municipal funcione da melhor forma possível”.
É importante ressaltar que as melhorias estão apenas começando e este é um trabalho que será constante durante esta gestão. Até o final do ano, novos projetos serão implantados e uma nova pesquisa deve ocorrer no início de 2022, para medir novamente a satisfação do usuário. “Só podemos ter uma ação se a Prefeitura receber a reclamação”. Assim, os canais de comunicação continuam abertos com a população, como a Ouvidoria Municipal que pode ser acionada pelos telefones (11) 4039-8381 e 4039-8382.
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