Mundo

Terremoto mata 227 pessoas no Haiti

O tremor foi de magnitude 7,2 e também foi sentido em outros países da América Central

Um terremoto de magnitude 7,2 deixou um verdadeiro cenário de destruição no Haiti. Pelo menos 227 pessoas morreram neste sábado (14), de acordo com o balando da Defesa Civil local. Cauyes e Jérémie, no sudoeste da ilha foram as mais afetadas.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.

“Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas e materiais em vários departamentos [equivalente a estados] do país”, escreveu Henry.

“Faço um apelo ao espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos, a fim de nos unirmos para enfrentar esta situação dramática que vivemos”, seguiu o mandatário. “A união faz a força.”

Impacto em outros países

Créditos: Associated Press.

Além do Haiti, outros países da América Central também sentiram os tremores do terremoto. Segundo o Serviço Geológicos dos Estados Unidos, a República Dominicana, Cuba e Jamaica também foram impactadas com os terremoto.

De acordo com a agência americana, não há mais riscos de tsunami na região. Mais cedo, as autoridades chegaram a emitir um alerta para maremotos, mas foi retirado.

O presidente norte-americano, Joe Biden, autorizou ajuda imediata ao Haiti e designou para a função Samantha Power, diretora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês).

epicentro do terremoto foi identificado a 8 km da cidade de Petit Trou de Nippes (no oeste da ilha), a cerca de 150 km da capital Porto Príncipe, e a uma profundidade de 10 km. Imagens que circulam em redes sociais mostram prédios, fachadas e marquises caídas em partes do país. Há relatos de destruição em ao menos duas cidades.

O país ainda tenta se recuperar do terremoto magnitude 7,0 que ocorreu na região da capital há 11 anos, deixando mais de 200 mil mortos e vários prédios destruídos.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios