Campo Limpo Paulista alerta população contra o desperdício de água
A média ideal a ser consumida é de 110 litros por dia
Em tempos de estiagem, os cuidados em relação a quantidade de água consumida deve ser redobrada. Em Campo Limpo Paulista, a prefeitura está atenta com a falta de chuva e o nível do reservatório que apresenta queda de capacidade. Além de Campo Limpo, a falta de água também pode afetar Várzea Paulista, que depende da distribuição do reservatório.
A administração faz uma campanha de conscientização para que a população use de maneira consciente a água. O nível do reservatório normal de Campo Limpo Paulista, é de 383 L/s, de acordo com dados da SABESP, confirmados pelo gestor do Meio Ambiente da cidade, Neive Noguero. “Neste período de estiagem registramos 302 L/s, o que representa uma cota muito abaixo do que deveria ser registrada nesse período”, alerta o gestor.
O reservatório de água da Sabesp de Campo Limpo Paulista tem o sistema de abastecimento responsável por levar água para 53.593 mil residências, sendo 22 mil para munícipes de Campo Limpo Paulista e 31.593 mil para os de Várzea Paulista, totalizando 201.437 pessoas, segundo dados do IBGE.
Próximas medidas
Na próxima quinta-feira, 19, haverá uma reunião com os membros do Comitê de Crise Hídrica, composto pelas cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e SABESP, para avaliar ações e estratégias a serem tomadas.
Mesmo com criações de sistemas de economia pelos profissionais, o comitê reforça que é preciso que a população também faça sua parte. Na região, por exemplo, além dos munícipes de Campo Limpo Paulista, os de Várzea Paulista também devem contribuir, pois o tratamento de água dessas duas cidades é do mesmo local. O uso consciente da água se torna imprescindível.
Veja alguns cuidados que devem ser redobrados neste período
- – Mantenha a torneira fechada ao lavar as mãos, escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça;
- – Tome banhos curtos;
- – Evite duchas de alta pressão;
- – Adote dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras;
- – No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte;
- – Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada;
- – Use um balde e um pano para limpar o carro.
- – Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa
LEIA TAMBÉM
Máscara permanece obrigatória até o fim do ano, diz João Doria