Tucano recebe bico feito em impressora 3D em Jundiaí
Ave perdeu o bico após ser mordido por onça

Um tucano teve parte do bico perdido recuperado por veterinários de Jundiaí. A tecnologia foi uma grande aliada na recuperação, já que a ave recebeu um implante feito em impressora 3D. Ela conta com uma resina que dá mais durabilidade.

O tucano recebeu o nome de ‘Miguel’ tem cinco anos de vida e foi salvo em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. A ave foi atacada por uma onça e perdeu parte do bico. Segundo os veterinários, estudos para buscar um material mais resistente e que ajudasse na qualidade de vida do animal foram feitos e eles encontraram uma resina fotopolimerizadora e o pino intramedular que oferece ao tucano a mesma qualidade de vida anterior ao incidente com o felino.
Quinze pessoas participaram dos estudos e foram necessárias as presenças de um engenheiro, designer, dentista e ortopedista para somar a equipe de veterinários. O desenvolvimento do implante demorou dois meses.
Agora o novo bico implantado e já cicatrizado ajudou na melhora da qualidade de vida e fez com que o tucano ‘Miguel’ conseguisse se alimentar bem, além de ter se tornado mais sociável e amoroso. Apesar da boa notícia, não há uma data prevista para quando ele retornará para a natureza.
LEIA TAMBÉM