A Prefeitura de Louveira apresentou um balanço da operação de apreensões de linhas com ceróis que eram usadas na cidade. Os trabalhos foram da Guarda Municipal e houveram apreensões de 19 carreteis de linha com cerol com jovens que soltavam pipas na região do Parque dos Sabiás.
Durante a operação, um homem de 21 anos foi detido e levado para a Delegacia de Louveira. Ele cometeu desacato contra os agentes de segurança ao ser flagrado com cerol. Mas após registro do boletim de ocorrência, ele foi solto e vai responder pelos crimes de uso de cerol e desacato. Já os demais responsáveis pelas linhas fugiram ao perceber a chegada das viaturas.
De acordo com o artigo 132 do Código Penal, a pena prevista para flagrante de uso de cerol é de detenção de três meses a um ano, além de multa de R$ 290,09 (100 Ufesps – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), conforme a Lei nº 018/2010.
Segundo a Prefeitura de Louveira, a operação foi realizada para fiscalizar, além de cerol, o uso e tráfico de drogas e denúncias de que menores estariam consumindo bebidas alcoólicas na região. Contudo, não houve nenhum flagrante desses tipos de crime.
Participaram da operação a Guarda Municipal de Louveira, com o apoio da Divisão de Trânsito, e representantes das polícias Civil e Militar. A Secretaria de Segurança informa que novas operações serão realizadas em outros bairros nos próximos dias.
Cerol
O cerol é uma mistura de vidro moído com cola que é usada na linha da pipa, tornando-a altamente cortante. A prática representa perigo para toda a população e coloca em risco pedestres, ciclistas e motociclistas que circulam pela cidade, além da própria pessoa que está utilizando.
O risco aumenta nessa época do ano, quando começa a temporada de mais ventos e que normalmente tem maior adesão à prática de empinar pipas.
Quando a pipa é cortada no ar, a linha solta pode ferir gravemente uma pessoa ao se aproximar do solo.
Não há registros recentes de acidentes envolvendo cerol.
Dicas para evitar acidentes
– Não utilize cerol ou linha cortante
– As pipas devem ser empinadas longe de rede elétrica, pois podem causar curtos circuitos e colocar a vida em risco
– Evite a atividade em locais com grande fluxo de veículos e pessoas
– Rabiola deve ser evitada, pois pode enroscar nos fios elétricos.
– O uso de papel alumínio ou de linhas metálicas na confecção da pipa pode causar curtos-circuitos no contato com fios elétricos
– Caso a pipa enrosque em algum lugar alto, não tente removê-la. Subir em telhados ou postes apresenta risco de queda ou de choques
– Não empine pipas em dias de chuva. A pipa serve de para-raios e pode conduzir energia
Fiscalização
A Guarda Municipal fiscaliza diariamente em suas rondas o uso do cerol nas linhas das pipas, assim como a utilização em locais inadequados.
Ao flagrar o uso de cerol, o morador deve denunciar para a Guarda Municipal nos telefones 153 ou (19) 3878-1512.
LEIA TAMBÉM
Polícia e Guarda Municipal de Louveira fazer a “Operação Cerol”