Mundo

Aeroporto do Afeganistão sofre com explosões e deixa mortos

Otan alega que houveram ataques terroristas na única saída do país

O Afeganistão segue vivendo momentos de caos. Nesta quinta-feira (26), o aeroporto de Cabul, capital do país sofreu com pelo menos duas explosões e deixaram mortes confirmadas. Segundo a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que foram ataques terroristas.

Já o Pentágono fala em “ataque complexo”, confirma “pelo menos” duas explosões e que há “várias vítimas”, sem dizer quantas nem se são mortos ou feridos. E o Ministério das Relações Exteriores da Rússia divulgou a primeira contagem oficial de vítimas: 13 mortos e 15 feridos.

O aeroporto internacional Hamid Karzai é a única porta de saída do país. Após a posse do Talibã, no controle do Afeganistão, milhares de estrangeiros e afegãos tentam, de maneira desesperada, embarcar nos voos de retirada organizados pelos países ocidentais.

“Podemos confirmar que a explosão no portão da Abadia foi o resultado de um ataque complexo que resultou em várias vítimas americanas e civis”, afirmou o porta-voz do Pentágono, John Kirby. “Podemos confirmar pelo menos uma outra explosão no hotel Baron ou próximo a ele, a uma curta distância do portão da Abadia. Continuaremos atualizando”.

Fontes do governo dos Estados Unidos chegaram a contar que uma das explosões ocorreram em razão do ataque suicida causado por uma bomba. Uma autoridade dos EUA afirmou à agência Associated Press que “definitivamente acredita” que o ataque foi executado pelo Estado Islâmico. Este grupo terrorista que é mais radical do que o Talibã e que criticou o acordo de paz responsável pela retirada estrangeira do Afeganistão.

Atentados são risco ‘iminente’

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado sobre ataque durante uma reunião com autoridades de segurança sobre a situação no Afeganistão, segundo a Reuters.

Mais cedo, EUA, Reino Unido e Austrália alertaram para o risco de um atentado “iminente” no local e pediram a seus cidadãos que abandonassem imediatamente a área do aeroporto devido a uma ameaça terrorista.

“As informações obtidas ao longo da semana são cada vez mais sérias e fazem referência a uma ameaça iminente e grave”, afirmou mais cedo o secretário de Estado britânico das Forças Armadas, James Heappey. “É uma ameaça muito séria, muito iminente”.

Única porta de saída

O aeroporto internacional Hamid Karzai é a única porta de saída do país para estrangeiros e afegãos. Quase 90 mil pessoas já foram retiradas desde que o Talibã retomou o poder, em 15 de agosto, mas uma multidão ainda se aglomera dentro e ao redor do local, inclusive em valas.

Segundo o jornal “The New York Times”, ao menos 250 mil afegãos que trabalharam para os EUA ainda não foram retirados do país. Só que o atual ritmo de evacuação não é suficiente para retirar todo mundo até terça-feira (31).

A data limite foi estipulada pelo presidente americano, Joe Biden. Ela aconteu, no começo de julho, após recusar os pedidos de aliados para adiar a saída definitiva do Afeganistão. Mas o Talibã disse, reiteradas vezes, que não aceitaria a prorrogação do prazo.

LEIA TAMBÉM

Governo de São Paulo muda o calendário e antecipa a aplicação da terceira dose

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios