Saúde

Pesquisa revela que CoronaVac tem 75% e AstraZeneca tem 90% de efetividade contra a Covid-19

Estudo foi feito após dados de 60,5 milhões de vacinados

Um estudo publicado em pré-print, ou seja, prévio, aponta que a efetividade da vacina CoronaVac tem 75% de proteção contra a Covid-19. Já a AstraZeneca tem 90% de efetividade contra a doença. Ela foi colhida após dados de 60 milhões de brasileiros já vacinados entre os meses de janeiro e junho. No entanto, a efetividade de ambas as vacinas cai na faixa acima dos 90 anos e sugere uma dose de reforço para esse público.

“A AstraZeneca ofereceu aproximadamente 90% de efetividade contra hospitalização, admissão na UTI e morte, enquanto CoronaVac forneceu aproximadamente 75% de proteção após vacinação”, afirmam os pesquisadores no estudo.

O que é efetividade? É possível comparar vacinas?

É importante saliente a diferença entre os conceitos de taxa de efetividade e eficácia de uma vacina. A taxa de eficácia é medida em condições controladas nos estudos com voluntários, como nos testes de fase 3, enquanto que a efetividade é definida com base em dados da população vacinada.

Especialistas alertam que as taxas de efetividade das duas vacinas não podem ser comparadas para apontar qual é mais eficaz, pois elas foram aplicadas em públicos diferentes e em fases distintas da pandemia.

A pesquisa atual sobre a vacina na população contou com o esforço conjunto de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade de Brasília (UNB), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da London School of Hygiene & Tropical Medicine e da Fiocruz.

Ao todo, o estudo considerou os dados de 60,5 milhões de pessoas, das quais 21,9 milhões (36,2%) de pessoas foram imunizadas com a CoronaVac e 38,6 milhões (63,8%) com a AstraZeneca.

CoronaVac

Efetividade em indivíduos de todas as idades e com o esquema vacinal completo (duas doses da vacina).

  • 54,2% apresentaram risco menor de infecção pelo coronavírus;
  • 72,6% menor risco de hospitalização;
  • 74,2% menor risco de admissão na UTI;
  • 74% menor risco de morte;

AstraZeneca

Efetividade em indivíduos de todas as idades e com o esquema vacinal completo (duas doses da vacina).

  • 70% apresentaram menor risco de infecção;
  • 86,8% menor risco de internação;
  • 88,1% menor risco de admissão na UTI;
  • 90,2% menor risco de morte;

Nos dois casos, a efetividade da vacina cai em indivíduos que não completaram o esquema vacinal e tomaram apenas uma dose da vacina.

Efetividade na população idosa

Dos 60,5 milhões de brasileiros que participaram da pesquisa, 26,8 milhões de pessoas (44,4% do total) tinham 60 anos ou mais.

Segundo os pesquisadores, os resultados foram semelhantes em todas as faixas etárias, com exceção do grupo acima de 90 anos.

Enquanto a redução no risco de hospitalização e morte em indivíduos completamente vacinados com CoronaVac entre 60 e 89 anos foi de 84,2% e 76,5%, respectivamente, esse percentual para 32,7% e 35,4% em pessoas acima dos 90 anos.

O mesmo se observa com a vacina feita pela Fiocruz. A taxa de efetividade contra hospitalizações (94,2%) e morte (93,3%) cai para 54,9% e 70,5% em maiores de 90 anos, respectivamente.

LEIA TAMBÉM

Pfizer/BioNTech e Eurofarma assinam acordo para produção de vacina no Brasil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios