MundoSaúde

Mundo em alerta com a chegada da variante Mu do coronavírus

Ela foi detectada na Colômbia e especialistas acreditam que ela é mais agressiva

O mundo tenta retomar a normalidade e a aplicação de vacinas contra a Covid-19 ainda está em andamento. Mas as variantes do coronavírus preocupam as autoridades e o temor da vez é a variante denominada de Mu, que, segundo especialistas, é a mais agressiva até o momento.

Ela foi encontrada na Colômbia e tem sido a responsável pela manutenção do terceiro pico do coronavírus. “Mu é a variante predominante na Colômbia e manteve o terceiro pico. Durante todo esse tempo, em que fizemos vigilância genômica, mais ou menos 60% das mortes que sequenciamos são dessa linhagem”, afirmou à RCN Rádio a diretora do Instituto Nacional de Saúde, Marcela Mercado.

Entre abril e junho deste ano, os casos e mortes alcançaram números recordes, e levaram o sistema hospitalar colombiano à beira do colapso. A variante B.1.621, segundo a nomenclatura científica, foi classificada como “variante de interesse” pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela surgiu pela primeira vez na costa Atlântica colombiana (norte), em janeiro. “Já foi encontrada em mais de 43 países e apresentou alta contagiosidade”, alertou Mercado.

Características da variante Mu

De acordo com a OMS, a nova linhagem apresenta mutações que poderiam representar um risco de resistência às vacinas, embora ainda seja preciso realizar estudos complementares. A Colômbia superou a fase mais crítica da pandemia, mas registra dados de cerca de 100 mortes e 2.000 casos diários.

Mercado atribui a melhoria relativa à campanha de vacinação, que já protege 29% dos 50 milhões de habitantes no país, mas pediu para não baixar a guarda. “Podemos ter um pico em outubro, porque ainda há (pessoas) suscetíveis que podem manter um foco”, alertou.

A Colômbia é o quarto país com mais mortes por milhão de habitantes na América Latina e Caribe e o quinto em número de casos, segundo uma contagem da AFP. Desde 6 de março de 2020, o ministério da Saúde registra mais de 125.000 mortes e 4,9 milhões de contágios.

LEIA TAMBÉM

Casos da variante delta são registrados em Francisco Morato

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios