EleiçõesJustiçaPolítica

Presidente do TSE dá resposta à Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

A declaração é uma reação contra as manifestações ocorridas no feriado da Independência

Depois de Luiz Fux, nesta quinta-feira (9) foi a vez do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, também se manifestou e respondeu as declarações do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). Segundo ele, a “democracia só não tem lugar para quem pretenda destruí-la”.

A afirmação foi feita em discurso na abertura da sessão do TSE em que Barroso rebateu, ponto a ponto, discurso do presidente Jair Bolsonaro durante manifestações realizadas no 7 de Setembro. Para políticos e especialistas, o ato foi considerado antidemocrático, especialmente questionando a integridade das urnas eleitorais. Os manifestantes pediram que haja voto impresso e auditável.

Barroso disse que “começa a ficar cansativo para o Brasil ter que repetidamente desmentir falsidades, para que não sejamos dominados pela pós-verdade, pelos fatos alternativos, para que a repetição da mentira não crie a impressão de que ela é verdade”. Ainda segundo Barroso que “insulto não é argumento, ofensa não é coragem”.

“A incivilidade é uma derrota do espírito. A falta de compostura nos envergonha perante o mundo”, afirmou.

Segundo o ministro, “a ‘marca’ Brasil sofre neste momento uma desvalorização global”.

“Não é só o real que está desvalorizando. Somos vítima de chacota e de desprezo mundial. Um desprestígio maior do que a inflação, do que o desemprego, do que a queda de renda, do que a alta do dólar, do que a queda da Bolsa, do que desmatamento da Amazônia, do número de mortos pela pandemia, do que a fuga de cérebros e de investimentos”, disse Barroso.

“Mas pior de tudo. A falta de compostura nos diminui perante nós mesmos. Não podemos permitir a destruição das instituições para encobrir o fracasso econômico, social e moral que estamos vivendo”, declarou.

LEIA TAMBÉM

Anvisa aprova mais um medicamento contra a Covid-19 em caráter emergencial

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios