Esporte

Começa mais uma edição da NFL, sendo a temporada mais longa

Devido a Covid-19, protocolos mais rígidos serão adotados

Nesta quinta-feira (9) começou a temporada 2021/2022 da NFL (National Football League), competição de futebol americano. E logo de cara, o atual campeão do Super Bowl, Tampa Bay Buccaneers encarou o Dallas Cowboys e venceu e uma partida épica, no Raymond James Stadium.

Antes disso é preciso lembrar que a atual temporada será histórica devido ao aumento de jogos na temporada regular. O conselho de donos de franquias da NFL aprovou a expansão da temporada regular para 17 jogos (anteriormente eram 16), acrescentando mais um confronto entre times de conferências diferentes.

Além disso, tem cuidados de proteção contra a Covid-19, que serão mais rígidos, embora a torcida esteja liberada. O foco é para os atletas que ainda não se vacinaram completamente. Enquanto os vacinados podem circular sem máscaras em qualquer área, comer em mesa conjunta e não passam por testes diários, os não-vacinados ficarão sobre regime rigoroso.

Se tiver contato com alguém que testou positivo, um jogador não-vacinado precisar obrigatoriamente ficar cinco dias em casa e só volta se testar negativo nesses cinco dias. Em caso de teste positivo, são 10 dia de isolamento obrigatório. Quem se imunizou, fica em casa apenas em caso de sintomas e teste positivo, podendo voltar imediatamente a treinar quando testar negativo.

Apesar de poder, a NFL não obrigou os atletas a se vacinar, mas tornou a vida de quem decidir não fazê-lo em um inferno.

O jogo

O Tampa Bay Buccaneers recebeu o Dallas Cowboys, mas o jogo foi bem duro e decidido apenas nos minutos finais. O primeiro golpe veio justamente do atual campeão. Depois de começar a partida com um three and out, Brady entrou em campo e deu seu show. Acionando bastante Antonio Brown, o quarterback de 44 anos conduziu um drive rápido de 94 jardas para abrir o placar em touchdown de Chris Godwin.

A resposta foi imediata. Assim como tinha feito na primeira campanha, Dak Prescott usou bem o corpo de recebedores, avançou no campo até encontrar CeeDee Lamb para um TD sensacional de 22 jardas do wide receiver. Os Bucs reagiram com a histórica conexão Tom Brady para Rob Gronkowski. Depois de um drive que já começou no campo de ataque, o time da Flórida anotou mais 7 pontos com o camisa 12 encontrando o camisa 87 na endzone.

Dallas assumiu a liderança no placar sabendo se aproveitar de dois turnovers de Tampa. Primeiro um fumble, que se tornou um touchdown de Amari Cooper. Depois uma interceptação de Trevon Diggs, que virou um field goal de Greg Zuerlein, colocando os Cowboys com 16 x 14.

Mas estamos falando do maior de todos os tempos. Na campanha seguinte, Tom Brady encontrou Antonio Brown para um touchdown incrível de 47 jardas, recolocando os campeões em vantagem.

Segundo tempo

Tampa começou a segunda etapa dando mostras de que não vai dar mole para os rivais. Novamente, a parceria de Tom Brady com Rob Gronkowski rendeu um touchdown, colocando a diferença em duas posses.

Mas Dak Prescott é resiliente. Após dois bons drives do camisa 4, o quarterback encontrou Amari Cooper na endzone para recolocar a diferença em dois pontos em um jogo excelente de abertura. Após impedir o ataque de Dallas, os Bucs tiveram a chance de matar o jogo, mas, na beira da endzone, o WR Chris Godwin sofreu um fumble recuperado pelos Cowboys, dando a chance da virada. Que veio, a 1:24 do fim, Greg Zuerlein acertou chute de 57 jardas para dar a liderança ao time do Texas.

Mas ninguém para a conexão Brady-Gronk. Em um drive de menos de dois minutos, o quarterback acionou o TE duas vezes, depois o WR Chris Godwin para garantir posição de campo para Ryan Succop acertar o field goal da vitória: 31 x 29 Tampa.

Conheça as regras da NFL

O futebol americano é um esporte um tanto quanto complexo em questões de regras. Basicamente, uma partida é disputada entre duas equipes, com 11 jogadores para cada lado, totalizando 22 atletas em campo. No entanto, cada time possui seus jogadores de ataque, defesa e especiais.

Quando se está com a posse de bola, jogam os atletas de ataque, quando se está sem, coloca-se a campo os de defesa. Já em ocasiões de chute, como kick off (para iniciar o jogo) e punts (você entenderá o que é logo abaixo), vão a campo os jogadores especiais.

Vence o jogo quem conquistar mais pontos. Para isso, os clubes buscam anotar um Touchdown (TD), que consiste em adentrar a linha de gol adversária, popularmente chamada da “end zone”. Ao conseguir o feito, a equipe garante seis pontos e ainda pode converter um extra point, ao acertar um chute no poste em formato de Y e conseguir um ponto, ou então ir para conversão de dois e ter mais uma jogada para tentar invadir a end zone .

Durante a posse de bola, o time possui quatro oportunidades (“downs” ou descidas) para avançar, no mínimo, 10 jardas (9,14 metros). Quando em até quatro tentativas o time consegue o feito, chama-se isso de ‘first down”. Então, ele ganha mais quatro tentativas para conseguir mais 10 jardas, até ir se aproximando da end zone adversária.

LEIA TAMBÉM

Brasil vence o Peru e mantém 100% de aproveitamento nas Eliminatórias da Copa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios