Câmeras ajudam a reduzir índices de vandalismo no transporte de Jundiaí
A ação também ajuda a inibir as ocorrências de roubo

A tecnologia tem sido fortemente investida em Jundiaí. O transporte público passa a contar com câmeras de segurança no interior dos ônibus fez cair o número de casos de vandalismo no transporte público municipal, revelam dados da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte.
Antes desse investimento, a cidade tinha uma média de 19,3 casos de vandalismo ao mês. Após a instalação, os números começaram a cair. Em 2019, foram 12,3 casos e, neste ano, 2,6. Mas devido à diminuição de circulação de pessoas na pandemia, não houve registro em 2020.
“É a tecnologia servindo ao cidadão e tornando nosso transporte público mais seguro, dentro das propostas de transformar Jundiaí cada vez mais em uma Cidade Inteligente”, observa o prefeito Luiz Fernando Machado. “Além das câmeras, o município também investiu na tecnologia embarcada para o pagamento da passagem com cartões de débito e crédito, o que tornou Jundiaí a primeira cidade da América Latina com esse sistema em 100% da frota.”
Importância das câmeras
Quando a vítima faz a denúncia pelo 156 ou pelo APP Jundiaí, as imagens são verificadas e encaminhadas à polícia para o devido tratamento do caso. Além de vandalismo, as câmeras registram outras ocorrências. Desde o início de 2021, foram 23 casos, entre vandalismo (18), furto/roubo (2), assédio (2) e agressão (1). Todos foram pontuais, sem concentração em linha específica. Nos dois casos de furto/roubo e nos dois de assédio registrados, graças às câmeras houve a identificação dos criminosos, com providências tomadas pela polícia.
O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, lembra que as câmeras permitem verificar também se uma reclamação feita por um usuário no 156 é procedente. Isto pode permitir que haja uma solução do problema.
“Em conjunto com as empresas que fazem o transporte, pretendemos, em breve, instalar antenas de internet nos sete terminais de ônibus da cidade e em outros pontos estratégicos. Dessa forma, ter acesso às imagens antes de o ônibus retornar à garagem”, explica Aloysio. “Nossa ideia é integrar essa tecnologia cada vez mais às centrais de monitoramento. Tanto à da Gestão de Mobilidade e Transporte, quanto à da Guarda Municipal.”
Em Jundiaí, desde 2017, toda a frota do sistema de transporte coletivo. São aproximadamente 300 ônibus em circulação e cada uma conta com quatro câmeras de vigilância instaladas em cada veículo.
LEIA TAMBÉM