JundiaíTecnologiaTransportes

Câmeras ajudam a reduzir índices de vandalismo no transporte de Jundiaí

A ação também ajuda a inibir as ocorrências de roubo

A tecnologia tem sido fortemente investida em Jundiaí. O transporte público passa a contar com câmeras de segurança no interior dos ônibus fez cair o número de casos de vandalismo no transporte público municipal, revelam dados da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte.

Antes desse investimento, a cidade tinha uma média de 19,3 casos de vandalismo ao mês. Após a instalação, os números começaram a cair. Em 2019, foram 12,3 casos e, neste ano, 2,6. Mas devido à diminuição de circulação de pessoas na pandemia, não houve registro em 2020.

“É a tecnologia servindo ao cidadão e tornando nosso transporte público mais seguro, dentro das propostas de transformar Jundiaí cada vez mais em uma Cidade Inteligente”, observa o prefeito Luiz Fernando Machado. “Além das câmeras, o município também investiu na tecnologia embarcada para o pagamento da passagem com cartões de débito e crédito, o que tornou Jundiaí a primeira cidade da América Latina com esse sistema em 100% da frota.”

Importância das câmeras

Quando a vítima faz a denúncia pelo 156 ou pelo APP Jundiaí, as imagens são verificadas e encaminhadas à polícia para o devido tratamento do caso. Além de vandalismo, as câmeras registram outras ocorrências. Desde o início de 2021, foram 23 casos, entre vandalismo (18), furto/roubo (2), assédio (2) e agressão (1). Todos foram pontuais, sem concentração em linha específica. Nos dois casos de furto/roubo e nos dois de assédio registrados, graças às câmeras houve a identificação dos criminosos, com providências tomadas pela polícia.

O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, lembra que as câmeras permitem verificar também se uma reclamação feita por um usuário no 156 é procedente. Isto pode permitir que haja uma solução do problema.

“Em conjunto com as empresas que fazem o transporte, pretendemos, em breve, instalar antenas de internet nos sete terminais de ônibus da cidade e em outros pontos estratégicos. Dessa forma, ter acesso às imagens antes de o ônibus retornar à garagem”, explica Aloysio. “Nossa ideia é integrar essa tecnologia cada vez mais às centrais de monitoramento. Tanto à da Gestão de Mobilidade e Transporte, quanto à da Guarda Municipal.”

Em Jundiaí, desde 2017, toda a frota do sistema de transporte coletivo. São aproximadamente 300 ônibus em circulação e cada uma conta com quatro câmeras de vigilância instaladas em cada veículo.

LEIA TAMBÉM

Saiba como ter sucesso em processo seletivo digital

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios