Cem vezes Lewis Hamilton na Fórmula 1
Piloto heptacampeão largou em quarto lugar, aproveitou o erro de Norris e faz história como o maior vencedor
A Fórmula 1 tem um lenda e o rei das vitórias. Lewis Hamilton fez história no Grande Prêmio da Rússia e conseguiu a centésima vitória na competição após aproveitar uma estratégia errada que Lando Norris, que liderava a prova e o superou faltando cinco voltas para o fim.
Neste domingo (26) a chuva tomou conta conta da pista e na largada, Carlos Sainz partiu da segunda para a primeira colocação. Só que a liderança foi retomada por Norris. Enquanto isso Lewis Hamilton largou em quarto e ainda caiu para o sétimo lugar. O inglês só foi recuperar o prejuízo a partir da metade da prova.
Já Max Verstappen, que briga pelo título largou em 20º lugar devido a uma punição por trocar o motor da unidade de potência e outros componentes do carro. Por isso fez uma prova de recuperação e conseguiu uma bela superação ao terminar a prova em segundo lugar.
Um dos momentos decisivos aconteceu na volta 29. A McLaren chamou Norris para seu pit-stop e, daquela vez, não errou. Pérez, então, assumiu a liderança de forma provisória, com Fernando Alonso em segundo e Leclerc em terceiro. Lando voltou em quarto, sendo o primeiro dentre os pilotos que já tinham trocado pneus. E Sainz estava à frente de Hamilton. No giro seguinte, Lewis passou a Ferrari do espanhol sem dificuldades, e Toto Wolff disse via rádio: “Você pode ganhar esta corrida”.
Com pista livre pela frente depois de passar Pierre Gasly, que também ainda não tinha feito seu pit-stop, Hamilton passou a ser uma grande ameaça a Norris na luta pela vitória. A cada volta, o piloto da Mercedes se aproximava ainda mais do prodígio britânico. Lando teve de lutar para abrir caminho e conseguiu um respiro depois que passou a Ferrari de Leclerc, ainda com um pit-stop pendente.
Momento capital
Com a pista bem mais úmida e traiçoeira, Norris chegou a escapar quase à frente de Hamilton, mas conseguiu se manter na liderança. Era muito, muito valente o piloto da McLaren, que lutava como um leão pela sua primeira vitória. Pérez, por sua vez, superava Sainz para subir para terceiro.
O fim do GP da Rússia foi dramático! Lance Stroll bateu de leve no carro de Sebastian Vettel. Hamilton ignorou o chamado da Mercedes para ir aos boxes mudar para pneus intermediários e Norris também seguiu na pista. A maior parte dos pilotos optou pelo pit-stop de última hora. Mas os dois líderes continuavam na pista.
Na volta 50 de 53, Hamilton arriscou tudo ao fazer a parada para colocar os pneus intermediários, enquanto Norris se manteve na pista mesmo com os pneus slicks. Alonso passou Pérez e assumiu o terceiro lugar de forma heroica em Sóchi.
Só que a chuva apertou demais e acabou com a estratégia de Norris, que teve de dar adeus à vitória depois de rodar no setor 2 da pista. Hamilton fez valer o risco e assumiu a liderança da corrida com duas voltas para o fim. Daí em diante, o heptacampeão seguiu em frente para, novamente, fazer história no Mundial de Fórmula 1.
Max Verstappen, por sua vez, foi quem conquistou o resultado mais notável ao terminar em segundo depois de ter largado em último. Sainz completou o pódio.
LEIA TAMBÉM