Róger Guedes brilha e Corinthians vence o clássico contra o Palmeiras
Atacante aplicou a lei do ex e ajudou o Timão a vencer
Mais uma vez a lei do ex foi implacável no futebol. A vítima da vez foi o Palmeiras que foi superado pelo Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. O dono desta façanha? Róger Guedes que balançou as redes por duas vezes e ajudou o Timão a vencer o Dérbi.
O Corinthians optou escalar a equipe sem volante de marcação apostando numa rápida saída de bola. O problema é que o Verdão marcou forte com mais velocidade na saída de bola e quase abriu o placar com Gustavo Scarpa. Cássio fez boa defesa.
A reação do técnico Sylvinho não demorou para acontecer. Aos dez minutos, Willian fez ótima jogada pela ponta direita e acionou Giuliano, que mandou na área. A bola passou por Renato Augusto, Luan desviou contra, e Weverton teve que se virar para fazer a defesa.
O lance mostrou que o Timão estava no jogo. E a prova veio pouco depois. Aos 19, Renato Augusto se livrou da marcação pela esquerda e tocou para Giuliano, que ajeitou para Róger Guedes mandar um chute forte, seco, de primeira, para abrir o placar a favor do Corinthians.
Palmeiras demora a reagir
A desvantagem não fez o Palmeiras melhorar. O Corinthians, mais leve em campo, seguiu tramando bem as jogadas, em geral tabelando por abaixo, aproximando os jogadores. E assim foi tendo chances. Na melhor delas, aos 31, Gabriel Pereira fez fila na marcação na frente da área e mandou chute perigoso, para fora.
O Palmeiras deu sinal de vida em uma jogada de bola parada. Dudu cobrou falta para Gustavo Gómez, livre, perder gol feito. O Timão até chegou a balançar novamente as redes com Róger Guedes. Mas ele estava impedido e o lance foi anulado.
Em ótimo contra-ataque puxado por Willian, o atacante recebeu um pouco à frente antes de mandar para a rede. Foram detalhes que fariam diferença. Logo depois, Gabriel Menino pegou a sobra de cobrança de escanteio, mandou o chute e viu a bola desviar justamente em Róger Guedes e entrar: 1 a 1.
Etapa final
O técnico Abel Ferreira fez mudanças para o Palmeiras colocando Zé Rafael no lugar de Patrick. Mas a alteração não teve eficácia e houveram espaços para o Corinthians. Tanto aos cinco minutos, Willian arrancou pela ponta esquerda, passou pela marcação e mandou o chute, rente à trave. Quase. O jogo correu disputado, com o Corinthians mais sóbrio e o Palmeiras à espreita de uma chance para virar a partida.
Mas os lances de gol se tornaram mais escassos. Abel Ferreira, preocupado com o jogo da Libertadores na terça, fez mais duas mudanças. Ele tirou Dudu e Luiz Adriano, colocou Willian e Deyverson. Só que em seguida, emendou outra logo depois. Desta vez entraram Gabriel Veron na vaga de Wesley.
Contudo, Sylvinho reagiu com Du Queiroz e Gustavo Mosquito nos lugares de Renato Augusto e Gabriel Pereira. Mosquito logo teve uma chance. Aos 28, bateu cruzado, forçando Weverton a praticar boa defesa. Zé Rafael respondeu na sequência, ao receber bom passe de Gustavo Scarpa e mandar para fora.
O Palmeiras cresceu no jogo e ameaçou outras vezes: em cabeceio de Gabriel Veron, defendido por Cássio, em desvio de Luan na pequena área, para fora, e em chute na trave de Veron. Mas o lance foi anulado por impedimento de Danilo. E aí brilhou Róger Guedes. Aos 38, ele dominou na esquerda, venceu a marcação de Gabriel Menino e mandou no ângulo de Weverton. Um golaço do craque do jogo, golaço da vitória e lei do ex garantida.
Como fica?
Com a vitória, o Corinthians foi para 33 pontos, ainda na sexta colocação, dentro da zona de classificação para a Libertadores. O Palmeiras, com 38, é o segundo, mas sendo superado pelo Atlético-MG.
O Palmeiras volta a campo já na próxima terça-feira, mas pela Libertadores da América. Às 21h30, visita o Atlético-MG em busca de vaga na final do torneio continental. O jogo de ida foi 0 a 0. Já pelo Brasileiro, o Verdão recebe o Juventude no domingo (03 de outubro), às 18h15. Um dia antes, no sábado o Corinthians visita o Bragantino às 19h.
LEIA TAMBÉM