Educação esportiva especial de Jundiaí é modelo para Valinhos
Trabalho do Peama permite que pessoas portadoras de deficiência pratiquem esporte
![Educação esportiva especial de Jundiaí é modelo para Valinhos](/wp-content/uploads/2021/09/peama1-780x470.jpeg?v=1633026100)
O esporte é um direito de todos poderem praticar visando qualidade de vida, saúde e também uma inspiração para competir. Em Jundiaí, todo mundo tem vez de seguir alguma modalidade graças ao Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama). A execução do trabalho tem inspirado muitas cidades, como é o caso de Valinhos.
A cidade da Região de Campinas está oferecendo um curso de capacitação para os educadores esportivos. Na palestra de abertura, o Peama apresentou sua trajetória e o trabalho desenvolvido em Jundiaí.
“É uma honra e muito legal saber que o Peama inspirou Valinhos a realizar um trabalho tão importante e bonito com atividades adaptadas. Bom saber que a Valinhos tem educadores esportivos tão importantes no meio acadêmico, como o Júlio Gavião e o Edson Duarte, que vão estar junto no desenvolvimento deste projeto”, explica Cesar Munir, diretor do Departamento de Esporte Adaptado da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL).
Segundo Cesar, o Peama já inspirou projetos em Vinhedo e em Limeira. “Temos conversado com outras cidades que tenham interesse e assim abrimos o leque de possibilidades para a pessoa com deficiência em toda região. Cada programa tem sua particularidade. É importante atender a necessidade da população local. Em Jundiaí, a gente trabalha de acordo com que a população com deficiência pede e Valinhos vai seguir esse caminho.”
O trabalho em Valinhos
Cesár Munir esteve em Valinhos nesta quinta-feira no lançamento do PEAFA Valinhos e participou da palestra, ao lado da supervisora do Peama, Denise Silva Neves e das professoras Ana Lucia e Teresa Leitão.
O secretário de Esportes de Valinhos, Felipe Zani, destacou o trabalho feito pelo Peama. “Eu conheci de perto pessoalmente o trabalho desenvolvido e a grandeza do Peama. É um programa nobre de longa data e consolidado que virou referência. A ideia é implantar um programa semelhante em Valinhos e isso se inicia com curso de capacitação para depois colocarmos o projeto em prática. Vamos ouvir os moradores e depois disponibilizar as modalidades. Os cursos finalizamos até final do ano e a partir de março começamos com as novas turmas”, afirma Zani.
Com 25 anos de existência, o Peama conta com 16 modalidades esportivas como o tênis de campo, atletismo, futsal, natação, Escola da Bola (que alterna basquete, futebol, futsal e vôlei), ciclismo, bocha, capoeira, dança, goalbol, caratê, caminhada, corrida de rua, atividades náuticas, musculação e ginástica rítmica.
“É um programa que fez e continua fazendo história, tem uma linda história feita como muito amor, dedicação e amizade e inspira outras cidades. Tanto os professores como os alunos fazem a diferença”, explica o gestor da Unidade de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Cláudio Tarallo.
LEIA TAMBÉM
Hospital Universitário de Jundiaí vai retomar o “Encontro de Gestantes”