Futura Região Metropolitana de Jundiaí volta a ser discutida entre as cidades da Aglomeração Urbana
Encontro foi realizado de maneira remota e os novos passos foram discutidos

De forma virtual aconteceu mais um encontro entre as prefeituras da Aglomeração Urbana de Jundiaí. Em pauta, o projeto da futura Região Metropolitana de Jundiaí foi abordado. Ela irá integrar as cidades de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.
O secretário de Obras e Planejamento de Itupeva, Kleberson Renato promoveu a reunião com os prefeitos, mas também com representantes do Governo de São Paulo. O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, destacou a importância do trabalho de planejamento a ser elaborado juntamente com as Prefeituras, Sociedade Civil Organizada e Universidades. Além disso, o secretário informou que o Projeto de Lei de criação da Região Metropolitana de Jundiaí já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa.
Ao longo da reunião foram destacados alguns dados relevantes da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), bem como foi apresentado o mapa preliminar do macrozoneamento elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e aberto para discussões dos participantes e assuntos relacionados às questões Socioeconômicas, de Mobilidade e Transportes.
De acordo com Kleberson Renato, a reunião virtual foi fundamental para ampliar as discussões entorno da criação da Região Metropolitana de Jundiaí. “Essa nova regionalização será um passo importante para cidades, sobretudo para Itupeva, que está em pleno desenvolvimento. A Região Metropolitana de Jundiaí é um passo importante para o progresso, pois através dela teremos mais oportunidades de investimentos”, concluiu.
Além da Região Metropolitana de Jundiaí, outros temas serão abordados nos próximos encontros. Entre eles: as dificuldades e as possíveis soluções sobre a atual malha viária, transportes intermodais e saúde pública, além da preservação do meio ambiente e soluções regionais para resíduos sólidos.
LEIA TAMBÉM
Futura Região Metropolitana de Jundiaí tem novos passos traçados