Com os serviços tendo uma flexibilidade maior devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19, o setor do comércio de Jundiaí já começa a planejar o esquema e a programação durante a época do Natal. A temporada é considerada a mais lucrativa e a expectativa é que muita gente venha garantir os presentes natalinos.
Por isso, nessa sexta-feira (15), representantes de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura e os dirigentes da Associação Comercial e Empresarial (ACE), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) realizaram mais uma reunião para definir a estrutura e a programação de eventos para o Natal 2021.
“Sabemos da importância desse momento de retomada para muitas pessoas, com a presença das famílias no Centro e nos corredores comerciais da cidade, e o reflexo em nossa economia é muito positivo quando estimulamos o consumo local”, declara o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Isso sem falar na geração de postos de trabalho e empregos e no estímulo do ciclo virtuoso do ambiente de negócios em que todos ganham”, completa.
Participaram do encontro, realizado na Sala de Situação do Paço Municipal, representantes das Unidades de Gestão de Governo e Finança (UGGF); Cultura (UGC); Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT); Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP); Mobilidade e Transporte (UGMT); Promoção da Saúde (UGPS); Segurança Municipal (UGSM) e da Guarda Municipal (GMJ).
Temas abordados
Além das responsabilidades de cada um dos atores, na reunião foram abordados os seguintes detalhes: a manutenção e montagem dos espaços; a programação artística; a decoração e iluminação temáticas; o chamamento para os empreendedores para foodtrucks e espaço de alimentação. Além disso, o cronograma de atividades do Papai Noel foi discutido.
A fim de descentralizar a oferta de atividades e evitar as aglomerações, a programação também se estenderá a outros centros comerciais do Município. Entre os corredores comerciais existentes estão a Vila Arens, Vila Hortolândia, Ponte São João, Eloy Chaves e Jardim Novo Horizonte.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, ressaltou os esforços da retomada das atividades culturais, juntamente com a recuperação da economia. “O jundiaiense pode esperar por uma programação especial, que se estenderá desde o início de dezembro até as vésperas do Natal. Haverão diversas atividades também integradas à programação de aniversário da cidade, comemorado no dia 14. Será um momento especial para matarmos as saudades da tradicional exposição de presépios do Solar do Barão e acompanharmos as diversas atrações programadas, visando também à empregabilidade do setor artístico, tão impactado pela pandemia”.
O diretor do Departamento de Fomento ao Comércio e Serviços da UGDECT, Enrico Arkchimor Milamonti, também avaliou como positiva a ação integrada entre a Prefeitura e as entidades. “Esta integração e sintonia de iniciativas entre a Prefeitura e os lojistas da ACE, CDL e Sincomércio só trazem benefícios, em prol de um comércio mais forte”.
LEIA TAMBÉM
Está com problemas em sanar dívidas? Saiba como mudar essa realidade