Saúde

Governo de São Paulo vai pedir para a Anvisa para vacinar crianças contra a Covid-19

Além da Pfizer, o imunizante da CoronaVac também pode ser aplicado

Após a autorização dada pelos Estados Unidos para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, o Governo de São Paulo informou nesta quarta-feira (3) que vai pedir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de autorização para imunizar crianças.

Mas de acordo com a Anvisa, o pedido de inclusão de um novo grupo no público-alvo dos imunizantes contra a doença “deve ser feito pelo laboratório farmacêutico responsável pela vacina”, não por governos. Até o momento nenhum estado está vacinando crianças e de acordo com especialistas, o pedido do governo estadual soa como uma espécie de ‘pressão’.

O governador João Doria (PSDB) explicou em coletiva que o governo do estado de São Paulo envia hoje ofício à Anvisa solicitando que autorize com urgência o início do processo de vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Lembrando que países como Chile, Argentina e a Colômbia já iniciaram a vacinação de crianças”.

Já Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, disse que o estado tem condições de iniciar a imunização das crianças assim que receber a liberação da Anvisa. “A Anvisa deve receber, nos próximos dias, uma solicitação também da Pfizer para que ela possa aprovar essa vacina para essa população. Será da mesma forma que FDA e CDC já aprovaram nos EUA”, disse ela.

“O estado de SP mais uma vez se antecipa solicitando à Anvisa a urgência para que a gente possa ter essa aprovação. Em tendo essa aprovação, o estado de SP tem total condição, com 645 municípios, para iniciar imediatamente a vacinação dessa população de 5 a 11 anos. Só aguardamos um parecer favorável da Anvisa para que a gente possa iniciar a vacinação desse público”, completou ela.

CoronaVac em crianças

O Governo de São Paulo garante que o imunizante da CoronaVac é seguro em crianças. De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, estudos de segurança do imunizante são enviados constantemente à agência.

“A CoronaVac é a vacina mais segura para uso em crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos. É a vacina que foi mais aplicada nessa população no mundo. Hoje, já próximo de 70 milhões de crianças e adolescentes vacinados com essa vacina. E ela aqui na América do Sul já está em uso no Chile desde setembro”, disse Dimas Covas.

Ainda segundo o diretor, uma nova reunião para tratar do assunto deverá ocorrer nos próximos dias. “Esses dados têm sido oferecidos quase que online para a Anvisa, à medida em que são gerados. Solicitamos para essa semana uma nova reunião com a Anvisa para revisão de dados que já chegaram, inclusive, esta semana. Estamos nesse processo. Esperamos, sim, que haja um entendimento da Anvisa de que essa é uma vacina que já tem seu perfil de segurança demonstrado, principalmente para essa população.”

Em agosto, os diretores da Anvisa negaram unanimemente o pedido do Butantan para incluir crianças e adolescentes (de 3 a 17 anos) entre as pessoas que podem receber a CoronaVac no Brasil.

Resposta da Anvisa

Em nota, a agência informou que, “até o presente momento, não há pedido submetido na Anvisa para incluir crianças menores de 12 anos no público-alvo das vacinas contra à Covid 19, autorizadas pela Agência. A solicitação para a inclusão de uma nova indicação de faixa etária na bula de uma vacina depende de protocolo a ser realizado pela empresa/instituição detentora do registro ou da autorização de uso emergencial, com a apresentação de dados clínicos e científicos que sustentem a segurança e eficácia da vacina para o público infantil”.

Segundo a agência, ela “somente pode aprovar novas indicações de qualquer medicamento ou vacina diante da apresentação de dados técnicos sólidos e mediante um pedido objetivo dos desenvolvedores de cada vacina”.

A nota diz ainda que a Pfizer ainda não solicitou a inclusão da faixa etária de 5 a 11 anos na bula de sua vacina contra Covid à agência reguladora. “Até o momento, o único pedido de aprovação de vacina Covid para menores de 12 anos recebido pela Anvisa foi para a vacina Coronavac. Este pedido já foi analisado e negado, tendo em consideração as limitações dos dados apresentados à época e discutidos em reunião pública da Anvisa.”

LEIA TAMBÉM

Começa a vacinação contra a Covid-19 em crianças nos Estados Unidos

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios