ItupevaTecnologia

Programa Conecta SP é lançado em Itupeva

Ação promete modernizar o serviço de internet móvel

Nos últimos dias, o Brasil acompanhou o leilão de aquisição da internet 5G. Enquanto isso, em Itupeva, aconteceu o lançamento do programa Conecta SP. A iniciativa vai auxiliar os municípios a receberem nova tecnologia de internet móvel com modernização de leis locais de antenas.

O prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafa comentou que a iniciativa vai beneficiar a população de Itupeva. “Esse programa significa a tecnologia a serviço do cidadão. Representando o prefeito Marcão Marchi, estive aqui hoje para entender como modernizar a legislação em Itupeva, para levar essa nova tecnologia à população. Experimentei essa nova tecnologia e queremos, agora, levar o que há de mais moderno para Itupeva”, disse.

O programa Conecta SP visa agilizar a chegada da cobertura 5G a todos os 645 municípios paulistas. A iniciativa estadual, que conta com investimento de R$ 3 milhões, incentiva os gestores municipais a modernizarem legislações locais de antenas para a nova tecnologia.

“Não podemos ter nenhuma resistência à tecnologia. Temos de abraçar a tecnologia porque ela vai permitir um amplo uso e práticas que vão levar benefícios ao cidadão, da mais remota área rural do estado de São Paulo até os grandes centros urbanos”, afirmou Doria.

5G

A cerimônia contou com demonstrações de aplicação do 5G pelas empresas Ericsson, Huawei e Nokia em áreas como saúde, organização urbana, indústria, agricultura e transporte. A rede 5G Standalone, que operou no Palácio dos Bandeirantes, foi disponibilizada pela Ericsson e operada pela TIM, usando licença científica liberada pela Anatel.

Nesta etapa inicial, a principal meta do Conecta SP é estimular a modernização das legislações municipais, aspecto considerado fundamental para a rápida implantação do 5G. Prefeitos e vereadores conheceram detalhes da proposta e também terão apoio técnico do Estado para atualização de leis locais de antenas.

“Este programa é para melhorar a qualidade de vida das pessoas, o acesso a serviços e reduzir os custos de logística. Esta lei inédita apoiará a padronização em todos os municípios. Que São Paulo seja referência, não somente para o Brasil, em tecnologia aplicada para o combate às desigualdades, mas também uma referência para o mundo”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), também vai cooperar com Prefeituras e Câmaras Municipais para o alinhamento das legislações locais a marcos legais e regulatórios para infraestrutura de telecomunicações.

O Presidente da InvestSP, Gustavo Diniz Junqueira, destacou a importância da chegada do 5G para manter a competitividade do estado e atrair investimentos. Segundo Junqueira, o papel da InvestSP no Conecta SP será coordenar o apoio técnico aos municípios e fomentar o desenvolvimento da economia digital em São Paulo, passos fundamentais para a economia do futuro.

LEIA TAMBÉM

Leilão do 5G é concluída com a Claro, TIM e Vivo levando a internet para escolas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios