MundoPolítica

Rihanna é proclamada heroína após Barbados ser declarada república

A Rainha Elizabeth II era a chefe de Estado

A Ilha de Barbados, localizada na América Central, agora é oficialmente uma república. cerimônia ocorreu nessa segunda-feira (29) e agora o país tem Sandra Mason como a primeira presidente. Além disso, a cantora Rihanna, natural de Barbados, foi proclamada como a heroína.

Para entender a história, vale destacar que até 1966, o Reino Unido era o responsável por Barbados. A independência ocorreu neste ano, mas a monarquia seguiu até o dia 29 de novembro de 2021. foram quase quatro séculos que o país era comandado pela coroa britânica.

Sandra Mason, antes era a governadora-geral do país. Mas no último dia 21 de outubro foi eleita a presidente. A homologação ocorreu nesta segunda. Mason fez o juramento ao cargo à meia-noite de segunda-feira na capital do país, Bridgetown, em uma cerimônia oficial na qual também foi substituído o estandarte real pela bandeira presidencial.

“Eu, Sandra Prunella Mason, juro ser fiel e manter verdadeira lealdade a Barbados de acordo com a lei, com a ajuda de Deus”, declarou a nova presidente.

Barbados continua sendo membro da organização Commonwealth, como observou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em um comunicado na segunda-feira. “Seguiremos amigos e aliados incondicionais, aproveitando as afinidades e conexões duradouras entre nossos povos e o vínculo especial da Commonwealth”, escreveu Johnson.

Conheça mais sobre Sandra Mason

Sandra Mason. de 72 anos, foi a primeira mulher admitida na ordem dos advogados de Barbados. Ela começou sua carreira como professora, secretária e então advogada, até finalmente se tornar governadora geral, a representante perante a rainha, em 2018.

Como presidente, Mason terá o cargo mais alto do país e seus poderes não estarão mais nas mãos da monarca. Suas funções, porém, serão em grande parte cerimoniais, na maioria dos casos exigindo a assinatura conjunta da primeira-ministra.

Nascida no distrito da classe trabalhadora de St. Philip, Mason atribui ao sistema de educação pública de Barbados suas realizações estelares.

“A educação em Barbados é gratuita, você pode conseguir o que quiser e por isso senti que era minha responsabilidade retribuir com algo”, disse ela.

Em 1973, ela se formou em Direito pela Universidade das Índias Ocidentais (UWI), a única universidade pública do país, e foi admitida na ordem em 1975 como advogada em exercício. Em 1997, virou secretária da Suprema Corte.

“Os barbadenses querem um chefe de Estado barbadense. Esta é a declaração máxima de confiança em quem somos e no que somos capazes de alcançar”, disse o texto de Mia Mottley.

Entre suas paixões políticas está o sonho de uma versão caribenha da União Europeia. “Sou uma fã do Caribe. Acredito na integração regional, acho que é algo que precisa se concretizar”, afirmou Mason.

Rihanna

Nesta terça-feira (30) a cantora Rihanna foi declarada heroína nacional de Barbados durante evento em Bridgetown. No discurso, a primeira-ministra Mia Mottley, usou uma citação de “Diamonds”, um dos hits da cantora, que foi lançado em 2012.

“Que você possa continuar brilhando como um diamante e honrar sua nação com suas palavras, suas ações, por onde quer que você vá.”

A cerimônia, que contou ainda com a presença do príncipe Charles, filho mais velho de Elizabeth II, não foi aberta ao público, apesar da suspensão temporária do toque de recolher imposto devido ao coronavírus para permitir que a população aproveitasse as festividades, que incluíram fogos de artifício em toda a ilha.

LEIA TAMBÉM

Onze capitais brasileiras não vão realizar festas de fim de ano

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios