Saúde

Vacina CoronaVac pode ter grande eficácia contra a ômicron

Instituto Butantan realiza investigação sobre eficiência do imunizante

Pesquisadores em todo mundo iniciaram os estudos para saber se as atuais vacinas contra a Covid-19 tem eficácia contra a variante ômicron. No Brasil, o Instituto Butantan está pesquisando se a CoronaVac tem grande eficácia contra a nova cepa.

De acordo com a diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Instituto Butantan, Sandra Coccuzzo, a tecnologia do imunizante é feita com fragmentos do vírus inativado. Ela produz anticorpos diferentes no sistema imunológico em relação às outras vacinas, o que pode tornar um desempenho diferenciado contra a nova cepa.

Coccuzzo conta que o Butantan já coletou as amostras dos indivíduos contaminados e os testes já foram iniciados. Ela prevê um prazo de duas a três semanas para os resultados. ‘Por estratégia vacinal, a gente está imaginando que como a CoronaVac dispara o sistema imunológico a produzir também anticorpos contra a proteína núcleo capsídeo, que é uma proteína mais conservada nesse vírus, que não muta como a proteína Spike, isso pode conferir aos vacinados uma proteção adicional’, explica durante entrevista à Rádio CBN.

Sandra ainda comentou sobre uma eventual revisão do Ministério da Saúde em relação à compra de doses da vacina. Na elaboração do PNI para 2022 a CoronaVac foi excluída do planejamento do governo. ‘Tenho certeza que o Butantan munido desses dados, obviamente, a conversa com o Ministério pode ter um outro segmento’, afirmou.

LEIA TAMBÉM

Máscara segue obrigatória em espaços ao ar livre em São Paulo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios