Os moradores de Jundiaí têm até esta sexta-feira (10) a possibilidade de aderir ao IPTU eletrônico. Para fazer o cadastro para o pagamento online, os contribuintes precisam fazer o cadastro no portal da Prefeitura. Outra possibilidade é comparecer no balcão instalado no Maxi Shopping, onde uma equipe da Unidade de Gestão de Governo e Finanças tem feito atendimento.
“Ao receber por e-mail, o contribuinte tem mais rapidez e total segurança para o pagamento”, informa o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Essas ações do governo digital facilitam a vida do cidadão e geram economia para os cofres públicos. Desde que ampliamos a divulgação, o número de pessoas que aderiram tem aumentado consideravelmente”, complementa,
De 1º de novembro a 6 de dezembro, foram realizadas 6.674 adesões ao sistema eletrônico de IPTU. Até o final do ano passado, o número de contribuintes cadastrados era de 12.969. Até o momento, o total já chega a 19.392.
O cadastro é simples, rápido e permite que a parcela do imposto seja paga diretamente do site da Prefeitura no site do banco Itaú, Bradesco e Santander (o munícipe será direcionado para o site do banco). Caso o contribuinte opte por imprimir o documento, será apresentada a guia completa, inclusive com o código de barras para o pagamento, que poderá ser feito pessoalmente na rede de agências bancárias e lotéricos autorizados. O contribuinte também pode usar o PIX para pagar seu imposto.
Sustentabilidade do IPTU eletrônico
A campanha pela adesão ao IPTU eletrônico está alinhada à sustentabilidade, uma vez que contribuiu à não utilização do papel. O carnê físico do IPTU possui aproximadamente 20 gramas e, se levado em conta que 19.392 deixarão de ser impressos com a versão eletrônica, a economia chega a cerca de 400 quilos de papel.
No APP
A Prefeitura também disponibiliza no APP Jundiaí o ícone “Meu IPTU”, para que o contribuinte acesse todos os serviços relacionados ao tributo de forma on-line, num único local.
Neste ano, o Município também passou a oferecer a opção de pagamento das parcelas do IPTU através do Pix – meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias. O serviço pode ser acessado por meio da página do IPTU no site da Prefeitura. Após a inclusão dos dados, o contribuinte tem acesso às parcelas em aberto. Ao lado de cada uma delas está o botão do Pix.
LEIA TAMBÉM