Campo Limpo terá rodízio de água
População ficará um dia sem abastecimento e três com fornecimento
![Sabesp anuncia rodízio de água em Campo Limpo](/wp-content/uploads/2021/10/falta-de-agua-comite-traca-estrategias-para-campo-limpo-e-varzea-paulista-1536x863-1-780x470.jpeg?v=1635165111)
A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) anunciou, nessa sexta-feira (10), que a cidade de Campo Limpo passará por rodízio de água. A suspensão do fornecimento será de um dia, para três dias de abastecimento, e passará a valer a partir da próxima segunda-feira (13). O objetivo é evitar o colapso no sistema de abastecimento do município.
O rodízio será feito em quatro regiões da cidade, ficando um dia sem água, e três dias com fornecimento. De acordo com a Sabesp, a captação de água necessária para a cidade é de 500 litros por segundo. “Neste período registramos 300 L/s, o que representa uma cota muito abaixo do que deveria, já que estamos no mês de dezembro, quase no verão”, alerta o coordenador de Meio Ambiente de Campo Limpo, Neive Noguero.
Durante essa semana, a Sabesp monitorou reclamações de falta de água e água barrenta em diversos bairros da cidade. Segundo informou à prefeitura, esses casos ocorreram por conta de pressão na rede de abastecimento, um anúncio de que a distribuição realmente está comprometida. Um trabalho emergencial da Defesa Civil em conjunto com a Sabesp está percorrendo chácaras e sítios a montante do Rio Jundiaí solicitando abertura de comportas de lagos, a fim de ampliar o volume de água possível de captação.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, existem previsões de chuva a partir de domingo (12) que, se confirmarem, podem regularizar a situação. A Sabesp orienta medidas de economia como manter as torneiras fechadas ao escovar os dentes, não lavar o carro, não regue as plantas no sol forte, lave quintais e calçadas apenas com água da máquina de lavar, tome banhos mais curtos e cuide dos vazamentos na sua casa.
Entenda como vai funcionar o rodízio de água
De acordo com a Sabesp, o sistema foi planejado para minimizar, na medida do possível, os impactos à população. Assim, cada bloco ficará 1 dia sem água (24 horas) e 3 dias com água (72 horas). O retorno do abastecimento será a partir das 08h, com retomada gradativa.
Todas as ações emergenciais permanecerão ativas e serão diariamente avaliadas até que as condições dos mananciais melhorem e não ofereçam risco ao sistema de abastecimento de água dos municípios. Por outro lado, no caso de maior criticidade, um novo arranjo poderá ser definido.
LEIA TAMBÉM