JundiaíMeio Ambiente

Jundiaí se destaca no combate à emissão de gases de efeito estufa

Cidade conseguiu reduzir a quantia de emissão do poluente

O desenvolvimento é fundamental para uma vida mais eficiente e fácil para a população. No entanto, é importante ter um olhar com a proteção do meio ambiente. Por isso, Jundiaí obteve um importante feito ao conquistar a nota B no Sistema Unificado CDP-ICLEI, plataforma que registra dados de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) em nível subnacional.

Segundo a administração, esta pontuação significa que o município apresentou o Inventário de Efeito Estufa. O trabalho foi realizado em parceria com a Siemens. Ela ocorre quando a cidade desenvolve e implementa uma série de ações visando minimizar os impactos atuais e até os potenciais decorrentes das mudanças climáticas.

O relatório tem como objetivo medir e reportar dados ambientais para a elaboração de planos de redução e adaptação climáticas nas cidades. É o que explica o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB). “A proteção das áreas ambientalmente sensíveis é valor inquestionável na cidade e a Prefeitura inclui a redução da emissão de poluentes e de gases estufa nas suas iniciativas de planejamento a longo prazo. Crescimento econômico por si só não basta. O planejamento do futuro de uma cidade deve ser de modo sustentável e inteligente, colocando as pessoas em primeiro lugar”, afirma.

Conheça o projeto

O ICLEI (Local Governments for Sustainability) é uma rede global que conecta mais de 1.750 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano e sustentável. Ativo em mais de 100 países, a rede impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

O ciclo de reporte teve início em abril de 2021. A cidade evoluiu no relatório que teve início em 2016, na ocasião, não houve pontuação, assim como em 2017. Em 2018, 2019 e 2020 a cidade conquistou a pontuação C e, agora em 2021, evoluiu para o B.

“O processo de reporte é uma ferramenta fundamental que nos auxilia a avaliar e monitorar os resultados de nossas ações, bem como a planejar e direcionar recursos e esforços frente às mudanças climáticas. A pontuação B, alcançada em 2021, nos mostra que estamos no caminho certo, apesar de ainda precisarmos avançar nas ações de mitigação. O CDP e o ICLEI são órgãos internacionais com grande referência e conhecimento em mudanças climáticas e atingir uma boa pontuação é importante para a cidade”, afirmou o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Wagner Paiva.

Dentre as ações desenvolvidas pela gestão municipal, que levaram Jundiaí à nova pontuação estão o Pagamento por Serviços Ambientais e Programa Nascentes, o aumento da área verde e plantios, obras de prevenção às enchentes, Plano da Mata Atlântica em andamento e Projeto de Requalificação do Vale do Rio Jundiaí em fase de licitação.

Próximas etapas

Além disso, em uma parceria com a empresa NB capital, estão sendo instalados duas unidades de equipamentos Clarity de medição de poluentes, uma no Terminal Central e outra na EMEB Nilse Moraes Leite, no Parque Residencial Almerinda Chaves.

Os equipamentos permanecerão instalados durante 60 dias nestes locais e depois serão deslocados para outros dois pontos por um período de mais 60 dias. O objetivo da parceria é o de testar o equipamento e o de avaliar a possibilidade de ampliar, permanentemente, o monitoramento  da qualidade do ar no Município.

LEIA TAMBÉM

Várzea Paulista terá resgate apropriado de animais de grande porte

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios