Dezembro Laranja é mês de alerta ao câncer de pele

O Câncer de pele é responsável por 33% dos diagnósticos da doença no Brasil e representa 185 mil novos casos por ano. E muitos destes casos surgem devido a falta de atenção de alguns pacientes. De acordo com o INCA, esta patologia é silenciosa.
“O câncer de pele não tem sintomas, por isso, precisamos ficar atentos ao método “ABCDE” que fala sobre a assimetria das pintas, bordas irregulares, mudança de tonalidade, múltiplas cores, diâmetro maior que seis milímetros e sua evolução, essas são as principais características que temos que buscar pensando nesse tipo de câncer.”
Mas como saber se você está com Câncer de pele se esta doença é tão silenciosa? Então aqui vai uma dicas para você ficar atento.
- A (Assimetria) – caso a forma da sua pinta esteja irregular é preciso ficar atento;
- B (Bordas) – outro indício de que a pinta pode se tratar de um câncer de pele grave ou um possível melanoma é a irregularidade do contorno das bordas;
- C (Cor) – é preciso avaliar se o sinal tem coloração uniforme ou apresenta mais de uma tonalidade;
- D (Diâmetro) – pintas na pele maiores que seis milímetros requerem um sinal de alteração, por isso, é preciso ficar atento;
- E (Evolução) – é importante prestar atenção na evolução da pinta ou sinal de sua pele.

E não esqueça de consultar o seu dermatologista para que o profissional avalie a ferida assim como mancha de determine o melhor tratamento.