Lar e ConstruçãoMeio Ambiente
Por que o final de ano mexe tanto com as emoções?
Por que as festas de final de ano mexem tanto com as nossas emoções? Elas que representam união e diversão, mas que para muitas pessoas isso não é uma regra. Depois de passar por muitos momentos alegres, tristes, estressantes, desafios, chega o período de refletir sobre a vida e o ano que está se encerrando.
O que fiz da minha vida? O que preciso evitar e mudar? Impossível não se emocionar nesse período. Todo esse processo e pensamentos se devem ao fato de ser um momento de reflexão, quando algo termina, é natural pensar sobre ele. Como em qualquer ciclo da vida: aniversário, fim de um emprego, fim de um relacionamento ou, até mesmo, fim de um filme.
De acordo com Psicólogos, o final de ano costuma mexer muito com as emoções, por estar ligado a finitude.
“Esse momento nos coloca em choque com a realidade que tentamos, na maioria das vezes, ignorar: tudo tem uma data de validade, ou seja, um fim. O final de ano, além do encerramento de um ciclo, também é o tempo do novo e é sobre esse novo ciclo que temos que focar agora”.
Quando se trata do fim, vem os pensamentos sobre o que foi bom e o que foi ruim. As emoções são revividas, despertando a carga emocional novamente. Por isso, o fim do ano acaba sendo um momento intenso, muitas vezes com obrigação de ser feliz. Como se essa fosse a data limite, antes de começar uma “nova história”.
O especialista fala sobre a importância de estar consigo mesmo “Para viver esse momento único e especial, com muitas possibilidades de rearranjos em nossas vidas, tente reservar um tempo só seu, sozinho e em um lugar tranquilo. Conecte-se com a natureza e consigo mesmo em um ambiente de paz”.