Hospital de Campo Limpo Paulista tem alta de 700% de atendimento devido a gripe
Números superam até mesmo os índices mais críticos da pandemia da Covid-19
O mundo fala do perigo da Covid-19. Mas no Brasil, outra doença que voltou a ficar alarmante é a gripe. Vários estados registraram uma alta de casos. Em Campo Limpo Paulista, a situação não é diferente e já afetou o Hospital de Clínicas, o principal da cidade. Somente nele, a alta por atendimento contra a doença já cheogu a 700%.
A Prefeitura de Campo Limpo Paulista explica que os sintomas são muito parecidos com a Covid-19. Ou seja, o o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala. Por isso, a Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de distanciamento e prevenção. Pois nem nos maiores picos da pandemia o HC chegou a esses números de atendimento.
Para atender a demanda, a Secretaria de Saúde solicitou à Organização Social responsável pela gestão HC, a contratação imediata de médicos para agilizar o atendimento no setor Covid (que hoje fica na Emergência). “De 30 pacientes, em alguns dias, passamos a registrar uma procura de 240 ontem (dia 20). Temos que agir de forma rápida para que o paciente não seja exposto e evitarmos aglomerações”, fala a secretária Alynne Sousa.
Hoje (21), o atendimento na ala Covid já terá reforço no corpo clínico, com aumento da equipe. A Secretaria de Saúde orienta para evitar a população reuniões e aglomerações desnecessárias, tentando assim reduzir os índices de contágio, inclusive nas festas de final de ano, para evitar a proliferação do vírus.
Entenda como age o H3N2
Os sintomas mais comuns são picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo e mal-estar intenso. Pode ter ocorrência de vômito e diarreia. Pessoas com o sistema imunológico comprometido, grávidas e portadoras de doenças crônicas também devem ficar alerta para se prevenir.
Para o tratamento, é indicado que a pessoa doente faça repouso, ingestão de bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. O médico também pode recomendar o uso de medicamentos antivirais e outros que aliviam sintomas de dor e mal-estar. Os casos graves da doença podem necessitar de internação.
Além disso, ao apresentar sintomas dessa gripe, o ideal é que a pessoa se isole das demais por até seis dias e só saia de casa após a normalização da temperatura (em caso de episódios de febre). `Para se prevenir, use máscara e mantenha suas mãos limpas.
LEIA TAMBÉM
Hospitais registram enorme procura de pacientes com doenças respiratórias