Chuvas na Bahia tem acumulado recorde e deixa 21 mortos
Índice é o maior dos últimos 32 anos

A Bahia bateu o recorde superando o índice de chuvas dos últimos 32 anos para o mês de dezembro. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram 769,8 mm de acumulado, o quíntuplo do que seria aguardado para todo o mês.
Somente em Itamaraju, entre os meses de setembro e dezembro o acumulado foi de 499,7mm. Já em Ilhéus é de 434,4 mm e e em Porto Seguro é de 507,7 mm. Logo, nesse período, as chuvas nessas regiões estão bem acima da média.
De acordo com dados meteorológicos, os maiores acumulados de chuva entre 9h da última quinta-feira (23) e 9h de terça-feira (27) foram registrados em:
- Valença: 215 mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (64,9mm);
- Ilhéus: 209mm, corresponde a 70,2% a mais da sua climatologia de dezembro (122,8mm);
- Salvador: 188mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (58,1mm);
- Igrapiúna: 202mm;
- Camamu: 196mm;
- Barra do Rocha: 195mm;
- Gandu: 188mm;
- Itabuna: 187mm.
Riscos em barragens
Desde a última sexta-feira (25), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) tem feito vistorias técnicas através da equipe de fiscalização e monitoramento ambiental nos municípios do sul, extremo sul e sudoeste, para verificar os impactos nas barragens.
Durante as vistorias, foram identificadas barragens irregulares que se romperam no interior do estado como, por exemplo, em Iguá, Jussiape e Quati. De acordo com o governo estadual, foram realizadas, em conjunto com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), Corpo de Bombeiros (CBMBA) e prefeituras locais, ações de intervenções emergenciais para evitar impactos à comunidade local.
Segundo o meteorologista do Inema, Mauro Bernasconi, o acumulado de chuvas tem relação com a formação de “corredores de umidade constantes”, que vêm da Amazônia, atualmente pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma faixa de nuvens que se estende do sul da região amazônica até a área central do Atlântico Sul.
Mortes na Bahia
Já são 21 pessoas que morreram em decorrência das fortes chuvas na Bahia. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 77.092 pessoas desabrigadas ou desalojadas.
O número de desabrigados (pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público), está em 34.163. Já o total de desalojados (pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares), está em 42.929.
A Sudec informou que 471.786 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos não foi alterado desde a segunda-feira (27), e segue em 358 pessoas. Nesta terça, 136 cidades estão sob decreto de situação de emergência.
LEIA TAMBÉM
Ministros fazem vistoria nas cidades devastadas pela chuva na Bahia