Ministros fazem vistoria nas cidades devastadas pela chuva na Bahia
Eles sobrevoaram as áreas para traçarem novos planos

Alguns ministros do governo federal realizaram uma vistoria pelas cidades da Bahia afetadas pelas fortes chuvas. Vinte mortes ocorreram e quase 500 mil foram afetadas pelo temporal que desolou e desabrigou várias famílias. Os ministros Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), Marcelo Queiroga (Saúde) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) chegaram a Itabuna, no sul da Bahia, nesta terça-feira (28).
Inicialmente a comitiva dos ministros estava prevista para pousar no Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho. Mas por causa da chuva as aeronaves só puderam pousar no Estádio Municipal Luiz Viana Filho. Durante a chegada, os ministros conversaram rapidamente com a imprensa.
Durante a entrevista, eles informaram que vão visitar os locais afetados pela chuva, antes de definir as novas medidas que serão tomadas pelo governo federal. Também sobrevoaram a região o senador Jaques Wagner e os prefeitos Augusto Castro, de Itabuna, e Mário José Ferreira, de Ilhéus.
Ajuda
Por enquanto, governo federal disponibilizou cerca de 19 milhões, para ações iniciais de resposta aos desastres naturais e assistência humanitária. Além disso, outros recursos também deverão ser liberados para a recuperação de áreas afetadas e a reconstrução do que foi danificado.
Até o momento, aproximadamente R$ 19 milhões já foram disponibilizados pelo Governo Federal apenas para as ações iniciais de resposta aos desastres naturais e assistência humanitária. Outros recursos ainda serão liberados para a recuperação de áreas afetadas e reconstrução de infraestrutura danificada.
Os recursos só serão liberados após a apresentação do Plano de Trabalho dos municípios, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil.
LEIA TAMBÉM
Enquanto a Bahia pede socorro, Bolsonaro curte o descanso em Santa Catarina