A cidade de Jundiaí passa a ter um sistema mais rápido de testagem à Covid-19. Com a nova tecnologia e em parceria com o Instituto Butatan, o paciente terá o resultado de positivo ou negativo em até 15 minutos.
“Esta é uma parceria da Fundação Butantan/Laboratório Hilab com municípios do Estado de São Paulo. Jundiaí foi contemplada devido ao excelente desempenho durante a testagem de anticorpos que utilizava a mesma tecnologia, ainda no início do ano. Agora, a testagem é de antígeno, ou seja, logo no início dos sintomas será possível saber se está com COVID-19”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
A testagem é realizada em pessoas a partir dos 2 anos de idade. Com coleta de secreção nasofaringea, que é diluída e avaliada de maneira digital em leitor óptico do equipamento. A tecnologia é empregada nos Prontos Atendimentos Exclusivos de Síndrome Gripal/COVID-19. “Com a agilidade do teste as pessoas já são direcionadas para os fluxos específicos de atendimento, garantindo maior eficiência na prestação dos serviços”, salienta o gestor.
LEIA TAMBÉM