Depois do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), a Prefeitura de Jundiaí iniciou as obras para ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Guanabara. As intervenções ainda contarão com investimentos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para a construção de sala de atividades coletivas e sanitários para o espaço. Além disso, serão feitas a adequação da cozinha do prédio e demolição seguida por reconstrução do muro de divisa da unidade.
“Melhorar e qualificar os equipamentos de Saúde na Atenção Básica propicia atendimentos de qualidade para a população. Jundiaí investe de maneira planejada para avançar, com o cuidado na Saúde, Educação, Segurança, promovendo o emprego para não deixar ninguém para trás”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).
De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, a ampliação faz parte dos planos de implantação do modelo Nova UBS. Mas ela não ficará apenas na UBS Guanabara. E sim em toda a rede de Atenção Básica de Jundiaí. “Faz parte do Plano Municipal de Saúde e do Plano Plurianual 2022 – 2025 a melhoria das estruturas de UBSs, com a qualificação dos espaços e dos serviços. A UBS Guanabara cresceu e, para atender a esta população, o espaço deve ser maior”, detalha o gestor.
Além da maior estrutura, com sala de atividades com sanitários, a cozinha também receberá adequações e servirá para áreas de atividades de cozinha experimental e sala de atividades coletivas e oficinas de alimentação saudável. Ao todo serão construídos mais 65 metros de nova área. O equipamento também terá o muro de divisão demolido para a reconstrução.
LEIA TAMBÉM