
A Prefeitura de Campo Limpo alerta a população para a prevenção contra a tuberculose. A doença, que já esteve erradicada, mas voltou a fazer vítimas no País. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que, no ano passado, mais de 67 mil casos da doença forma detectados no Brasil. Ao tod, 4,5 mil brasileiros morreram em decorrência da doença..
Os sintomas da tuberculose são: tosse, emagrecimento considerável, suor noturno, febre ou fraqueza por mais de 3 semanas. A Secretaria de Saúde de Itupeva alerta que, ao sentir estes sintomas, o paciente deve procurar imediatamente uma Unida Básica de Saúde (UBS). O objetivo é realizar testes de identificação.
“Apesar dos casos serem baixos, houve um aumento de uns tempos pra cá e é importante lembrar que a tuberculose é uma doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS”, compara a secretária de Saúde de Itupeva Alynne Sousa.
A tuberculose pode acometer uma série de órgãos e a apresentação na forma pulmonar é a mais frequente, como também, a mais relevante para a saúde pública. E, por conta da pandemia pelo Coronavírus, os sintomas podem causar confusão e mascarar a doença.
“A principal causa de evolução desfavorável por tal patologia é o diagnóstico tardio, pois muitas vezes os pacientes demoram para buscar atendimento médico e assim, o tratamento é atrasado”, alerta a secretária de saúde.
Caso o diagnóstico seja confirmado, é importante lembrar que a tuberculose tem cura. Seu tratamento é simples e fornecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
LEIA TAMBÉM
Brasil pode ter registrado a primeira morte de paciente pela variante ômicron



